Controle pandemia

Após 200 casos de covid-19 em uma semana, China faz 9 milhões de testes no leste do país

Variante delta leva a aumento do contágio e força a suspensão de voos de aeroporto de Nanquim

São Paulo (SP) |
Em meio a novo surto, residente passa por teste de ácido nucleico para o Covid-19 em Huain, província mais a leste da China, em 2 e agosto de 2021 - STR / AFP

A China suspendeu todos os voos do aeroporto de Nanquim até 11 de agosto para controlar o aumento de casos de covid-19. Também foram realizadas três rodadas de testes de ácido nucléico em mais de 9 milhões de habitantes da cidade para controlar o surto piorado pela variante delta e sua maior transmissibilidade.

Continua após publicidade

O surto é considerado como um dos piores desde o primeiro em Wuhan, no início de 2020. Na última semana, foram registrados mais de 200 casos na China. Na capital Pequim, que estava sem contágios registrados há quase seis meses, o novo coronavírus voltou a ser encontrado.

A cidade de Nanquim, porta de entrada para a parte leste, é considerada o centro da nova onda de contágio e as autoridades chinesas afirmam que o foco se espalhou para catorze províncias e vinte e oito cidades do país. Medidas de distanciamento social e rastreamento de contatos também foram aplicadas em outras partes da China.

Como está a pandemia em outros países da Ásia

Na Indonésia, a covid-19 já causou mais 94 mil óbitos e infectou 3,4 milhões de pessoas. O país tem uma das maiores taxas de letalidade infantil da pandemia em todo o mundo, com mais de 800 crianças mortas.

:: Brasil ultrapassa de 556 mil mortes por covid-19 com 910 óbitos nas últimas 24 horas ::

Já em Mianmar, a variante delta avança e o país registra cerca de 6.000 infecções e mais de 300 mortes por dia. A situação é piorada pela falta de insumos e a greve de profissionais de saúde, que protestam contra o golpe militar que implantou o governo de uma junta militar.

Na Tailândia, um dos depósitos do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Bangkok foi transformado em hospital de campanha para atender ao crescente número de pacientes. Com cerca de 5% da sua população está completamente imunizada, o país estendeu medidas de distanciamento social até o final de agosto,

Edição: Arturo Hartmann e Thales Schmidt