rede de museus

Câmara dos Deputados aprova requalificação do Memorial das Ligas Camponesas da Paraíba

O projeto foi apresentado pelo Deputado Federal Frei Anastácio, do Partido dos Trabalhadores (PT)

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
O Memorial é a única instituição do Nordeste que integra a Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, uma rede de museus de Direitos Humanos de todo o mundo - Reprodução

Foi aprovada na Câmara dos Deputados o envio de recursos financeiros para ações de requalificação do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba. O projeto foi apresentado pelo Deputado Federal Frei Anastácio, do Partido dos Trabalhadores (PT). 

O recurso se destina a elaboração de projetos para restauração, expografia e luminotécnico; reforma e restauração da casa (tombada pelo IPHAEP em 2012) e fortalecimento de projetos de educação popular junto às comunidades. 

A diretoria do Memorial está formando um grupo de trabalho para administrar o projeto de requalificação e acompanhar a gestão financeira do recurso, que estará a cargo da Prefeitura Municipal de Sapé. As instituições firmaram um Acordo de Cooperação em 18 de junho de 2021. 

O Memorial é a única instituição do Nordeste que integra a Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, uma rede de museus de Direitos Humanos de todo o mundo.

Continua após publicidade

::Conheça a diversidade de Museus no Ceará::

A organização apoia o Memorial para desenvolver uma ferramenta de gestão museológica de suas ações, a partir da aprovação de projeto (Project Support Fund-2020) para desenvolvimento do Plano Museológico. As discussões sobre este planejamento foram muito importantes para a busca de recursos para a restauração da casa tombada. 

O MLLC existe desde 2006 e é administrado pelas camponesas e camponeses de modo autônomo e, até então, sem apoio financeiro do poder público. No Memorial das Ligas e Lutas, a coleção museológica são as memórias de muitas gerações de luta pela terra. Histórias de resistência pela agroecologia, de ações de valorização da educação formal e popular no campo, de promoção e defesa da vida saudável como direito humano fundamental. 

::Memórias da Resistência | A reforma agrária no Brasil começou em Pernambuco::

Para além da exposição na casa onde morou a família de João Pedro Teixeira, mártir da luta pela terra na Paraíba, o Memorial desenvolve uma série de atividades educativas e culturais, além de ações voltadas para a agroecologia e justiça de transição.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa