Fique atento

Confira o resultado da 1ª chamada do Prouni 2021.2

Os alunos convocados têm até o dia 28 de julho para comprovar as informações

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Serão ofertadas 125.442 bolsas pelo ProUni em universidades privadas e 56.422 pelo Sisu, em universidades públicas.
Serão ofertadas 125.442 bolsas pelo ProUni em universidades privadas e 56.422 pelo Sisu, em universidades públicas. - Marcello Casal / Agência Brasil

Quem se inscreveu no Programa Universidade para Todos (Prouni) pode conferir o resultado da primeira etapa do programa a partir desta terça-feira (20), através de uma conta gov.br, segundo o Ministério da Educação (MEC). Se porventura o estudante não estiver cadastrado é só criar uma conta para ter acesso ao nome dos convocados.

Os alunos selecionados têm até o dia 28 de julho para comprovar as informações.

Já o resultado da segunda chamada está marcado para o dia 3 de agosto, com a comprovação de dados entre os dias 3 a 11 de agosto.

Leia também: Filhos de porteiros que estudaram graças a Fies e Prouni rebatem Guedes: "Absurdo"

Após esse tempo, haverá a lista de espera nos dias 17 a 18 de agosto. O resultado deve sair no dia 20 de agosto e a entrega de documentos ficará para o período de 23 a 27 de agosto.

O programa

O Prouni seleciona alunos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se inscrever candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do último Enem com nota de no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, e nota superior a zero na redação.

Além disso, o aluno precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola ou ainda ser pessoa com deficiência. 

Já as bolsas podem ser para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

:: Apesar de ataques dos governos, escolas públicas se destacam em premiação científica ::

Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

As inscrições para o Prouni do segundo semestre terminaram na última sexta-feira (16). Ao todo são ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. 

Edição: Daniel Lamir