Democracia

Frente Antirracista lança campanha contra violência política de gênero e raça

Campanha "A democracia precisa de diversas vozes" será lançada nesta sexta (2)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Campanha ressalta a importância da participação das mulheres para a construção de uma democracia forte - Bruna Menezes, Erick Andrade / PSOL na Câmara /Agência Câmara de Notícias

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança, nesta sexta-feira (2), às 15 horas, a campanha "A democracia precisa de diversas vozes". O objetivo é dar visibilidade à questão da violência política de gênero e raça contra mulheres que estão nos espaços de
poder e decisão.

O lançamento da campanha e demais ações podem ser acompanhados através da página de Facebook da Frente Parlamentar Antirracista com Participação Popular.

A campanha contará com atividades online e em diferentes cidades, mobilizadas pelos mandatos, movimentos e organizações que compõem a Frente, além de expor casos de violência e construir denúncias nacionais e internacionais.

Leia também: Sakamoto: em chilique, Bolsonaro reforça preferência por atacar mulheres jornalistas 

O objetivo é divulgar as ações de movimentos e deputadas sobre o tema da violência política contra as mulheres e ressaltar a importância da participação das mulheres para a construção de uma democracia forte.

Deputadas que compõem a Frente Parlamentar, como Talíria Petrone (PSOL/RJ), Joênia Wapishana (Rede/AP) e Maria do Rosário (PT/RS), já sofreram violência política em diferentes momentos da sua atuação parlamentar. Entre os movimentos que integram a Frente, também há relatos de intimidação, agressão verbal e criminalização.

::Caso Isa Penna e o machismo estrutural na Alesp: "Um espaço extremamente violento"::

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular é uma experiência pioneira na América Latina, reunindo mandatos de parlamentares, movimentos e organizações de mulheres feministas.

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini