DENÚNCIA ACEITA

Após deixar depoimento na CPI, Witzel vira réu por fraude em licitações

Segundo o MPF, ele e Pastor Everaldo (PSC) seriam chefes do núcleo político de um suposto esquema de corrupção

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |
O ex-governador e mais dez pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal - Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e a mulher dele, Helena Witzel, se tornaram réus por corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, peculato e lavagem de dinheiro. A decisão foi divulgada após o ex-governador deixar o depoimento na CPI da Covid-19 no Senado. 

Aceita pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), a denúncia elaborada pelo MPF (Ministério Público Federal) inclui o pastor Everaldo Dias Pereira (PSC), membro da Assembleia de Deus e candidato a presidência da república em 2014, que também se torna réu. 

:: Witzel diz que foi perseguido por Bolsonaro após investigação do caso Marielle ::

Conforme as investigações, o religioso e o ex-governador, afastado definitivamente do governo em abril deste ano, seriam os principais responsáveis pelas fraudes, dirigindo o núcleo político do suposto esquema criminoso.

Com a decisão da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, também se tornaram réus pelos mesmos crimes o ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos e Lucas Tristão, que ocupava a pasta do desenvolvimento econômico no estado.  

:: Witzel diz que governo federal "boicotou" uso de hospitais federais durante pandemia ::

A ação é um desdobramento da operação Favorito, um dos braços da Lava Jato, que mirou, no ano passado, empresários próximos ao governo fluminense. O MPF aponta que o grupo teria pagado propina a agentes públicos, em troca de contratos com o Executivo.  

Edição: Leandro Melito