América Latina

Eleições peruanas: pesquisa mostra candidato de esquerda com 51,1% dos votos

A candidata de direita, Keiko Fujimori, apareceu no levantamento com 48,9%, mas vem encurtando diferença nas pesquisas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Candidato do partido Peru Live, Pedro Castillo tem como principal proposta a reforma constitucional - La Republica /Aldair Mejía

Segundo pesquisa da empresa Ipsos, o candidato Pedro Castillo, do partido de esquerda Peru Livre, é o favorito para ocupar a presidência do Peru. O levantamento mostrou que ele tem 51,1% das intenções de voto. Já sua oponente, Keiko Fujimori, do partido de direita Força Popular, apareceu com 48,9%.

Continua após publicidade

A candidata está encurtando a distância entre os dois para o segundo turno das eleições deste ano, que vai acontecer no dia seis de junho. O estudo foi publicado no jornal peruano El Comercio.

Castillo é natural de Cajamarca, zona rural peruana, e pesquisas já mostraram que ele é favorito no interior do país, enquanto Fujimori concentra sua preferência na capital e na região metropolitana. 

Eleições Peru 2021: Acompanhe cobertura completa

A filha do ex-ditador Alberto Fujimori também acumula o maior rechaço popular: 55% dos entrevistados assegurou que jamais votaria em Keiko. Enquanto 33% definitivamente não votaria em Castillo. 

Os dois candidatos venceram o primeiro turno somando pouco mais de 1/3 dos votos cada, em uma disputa entre 18 chapas à presidência. Castillo, que começou como último colocado nas pesquisas de opinião prévias, fez 19% dos votos, e Keiko passou ao segundo turno com 13% dos votos.

O candidato do Peru Live tem como principal proposta a reforma constitucional - uma reivindicação que motivou protestos em novembro de 2020 no país. "Respeitaremos a Constituição até que o povo decida através de um referendo", declarou.

Já Keiko se apoia no legado do pai para vencer, defendendo a manutenção da estrutura do Estado como está. A atual Constituição foi promulgada em 1993, durante o regime fujimorista.

Edição: Vinícius Segalla