Doulas prestam auxílio físico, informacional e emocional às mulheres no SUS
De 27 a 29 de maio ocorre o I Encontro Nacional de Doulas no Sistema Único de Saúde (SUS), organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e a Associação de Doulas do Rio de Janeiro (AdoulasRJ), de forma virtual.
Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com a presença de doulas, que prestam auxílio físico, informacional e emocional às mulheres durante a gestação. Nesse sentido, o encontro tem como objetivo estimular a troca de experiências e informações sobre a atuação das doulas.
:: Mapeamento aponta que 90% das doulas se sentem desvalorizadas na profissão ::
Segundo Bianca Leandro, sanitarista e professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz, a ideia é “fomentar espaços para o compartilhamento e trocas de experiência sobre a atuação de doula no SUS e também sistematizar saberes e informações que constituem subsídios para a atuação político institucional dessa profissional no sistema de saúde”.
A construção do evento foi dividida em três partes. A primeira constituiu na identificação de ações referentes ao trabalho de doulas já existentes no SUS. A segunda é a coleta de relatos e vivências de doulas no SUS, que podem ser enviados para a organização até o dia 23 de abril. “Receberemos relatos em formato escrito que serão apreciados, podendo ser apresentados durante o encontro, assim como também poderão ser sistematizados em uma publicação”, informa a Fiocruz em nota. Todas as normas estão disponíveis no site do evento.
Por fim, a última etapa envolve as inscrições, que podem ser realizadas até o dia 25 de maio. O evento é gratuito e será realizado pelo Zoom e Youtube.
:: Deputados aprovam lei que obriga hospitais a divulgarem "Lei das doulas" no Rio ::
Programação
No primeiro dia, serão realizadas três palestras: “As vozes das Doulas no SUS”, “Iniciativas institucionais de Doulas no SUS” e “Iniciativas de formação de Doulas para o SUS”.
No segundo dia, 28 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, haverá uma sessão de luta pela redução da mortalidade materna no Brasil, seguida por uma intervenção cultural e rodas de experiências e vivências de doulas no SUS. Neste dia, também haverá a mesa-redonda “O futuro no presente: perspectivas das Doulas no SUS”.
:: Doulas e Defensoria do RJ criam canal de denúncias de violência obstétrica ::
No terceiro e último dia serão realizadas três oficinas específicas para a discussão de doulas no SUS: “Doulas na Atenção Primária à Saúde”, “Doulas na atenção hospitalar” e “Doulas na rede de atenção ao parto e nascimento no SUS”. As inscrições para as oficinas podem ser feitas durante o evento.
Ao fim, segundo Leandro, espera “ter o que a gente está chamando de uma carta das doulas no SUS, para que nós possamos reunir todas as contribuições, apresentar essa carta de modo público, então encerrar as atividades”.
Clique aqui para acessar mais informações e realizar a inscrição para o evento até o dia 25 de maio.
Edição: Vivian Virissimo