ESQUERDA NA FRENTE

Peru: Pedro Castillo abre 20 pontos em pesquisa para 2ª turno da eleição presidencial

Candidato da esquerda possui 41,5% das intenções de voto, enquanto Keiko Fujimori tem 21,5%; pleito ocorre em 6 de junho

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
O professor de Cajamarca é favorito em todas as regiões, perdendo para a filha do ex-ditador Alberto Fujimori somente em Lima e região metropolitana - La Republica /Aldair Mejía

O candidato de esquerda Pedro Castillo (Peru Livre) aumentou a vantagem contra sua oponente Keiko Fujimori (Força Popular) para ocupar a presidência do Peru. Segundo pesquisa de opinião do Instituto de Estudos Peruanos (IEP), Castillo tem 41,5% de intenções de voto, enquanto Keiko está 20 pontos atrás, com 21,5%. 

Continua após publicidade

O professor de Cajamarca é favorito em todas as regiões, perdendo para a filha do ex-ditador Alberto Fujimori somente em Lima e região metropolitana. O candidato de esquerda tem maior aceitação entre os mais pobres (camadas C, D e E), enquanto Keiko é a aposta dos mais ricos (níveis A e B).

:: Leia também: Eleições Peru | O que defendem o vencedor do 1º turno, Pedro Castillo, e seu partido ::

Cerca de 18% dos entrevistados declararam que se identificam com as propostas da coligação Peru Livre, 11% se consideram alinhados ao antifujimorismo e 20% declararam que Castillo representa algo novo na política.

No caso de Fujimori, 18% declararam o voto para combater a esquerda, 12% consideram a candidata um "mal menor" e 11% defendem o voto por Keiko ser mulher. 

:: Leia também: Crise econômica generalizada é o cenário para o Peru em 2021, afirma analista ::

O estudo também aponta que 21,2% votaria em branco ou anularia seu voto e 13,5% do eleitorado continua indeciso. O segundo turno será realizado no dia 6 de junho.

A pesquisa de opinião, realizada por telefone entre os dias 17 e 21 de abril, ainda não reflete o impacto do apoio da coligação da ex-candidata Verónika Mendoza à candidatura de Castillo. 

O Movimento Novo Peru, da chapa Juntos Pelo Peru, que obteve cerca de 7% da votação no primeiro turno, declarou seu apoio na última sexta-feira (23).

No entanto, o IEP já aponta que metade dos eleitores de Verónika iriam votar em Castillo, assim como 40% dos eleitores do Yohnny Lescano, candidato do partido de centro-direita Ação Popular no primeiro turno. 

Edição: Poliana Dallabrida