Imunização

Campanha de vacinação contra o vírus Influenza começa no dia 12 de abril

O Ministério da Saúde estima vacinar 79,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários, entre eles, idosos e crianças

Brasil de Fato | Belém (PA) |

Ouça o áudio:

"Nós temos uma lentidão na vacinação também e é por isso que a gente faz um manifesto, para poder fazer uma denúncia da situação". - Foto: Ascom Íris e Thiara Montefusco / GOVCE

A Campanha Nacional de imunização contra a conhecida gripe influenza no Brasil começa no próximo dia 12 de abril. Anualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas contra todos os tipos do vírus, inclusive o H1N1. Há uma estimativa de que 79,7 milhões de doses sejam aplicadas entre o público prioritário.

Saiba mais: Sob governo Lula, Brasil foi o país que mais vacinou contra H1N1 pelo sistema público

Continua após publicidade

Na edição de 2021, a campanha na rede pública vai ser realizada até o dia 9 de julho e será dividida em três fases:  

Primeira fase: serão imunizados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde; 

Segunda fase: é a vez de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade e povos indígenas;

:: Opinião | Defender o SUS é defender a vida ::

Terceira fase: serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos e também grávidas, mães no pós-parto, pessoas portadoras de deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

A importância da vacinação​​

A gripe é uma infecção que pode atingir pessoas de todas as idades e como o vírus Influenza apresenta grande capacidade de mutação, todos os anos há uma nova formulação da vacina. Por isso, é importante que a população faça o reforço anual.

Influenza e covid-19

Quem se imunizou contra a covid-19 precisa também tomar a vacina contra a Influenza. A vacinação contra covid-19 não oferece proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza.  

:: Fome na pandemia: moradores de favelas já fazem menos de duas refeições por dia ::

Outra recomendação feita pelo Ministério da Saúde é que as pessoas com suspeita de coronavírus ou qualquer outra doença aguardem a melhora total dos sintomas para evitar confusão na identificação das reações adversas da vacina.

Edição: Daniel Lamir