Relações exteriores

Em visita ao México, presidente boliviano Luis Arce se reúne com López Obrador

Encontro tratou de estreitar laços entre os países, que haviam sido abalados durante o governo de Jeanine Añez

|
Arce participou de coletiva de imprensa junto a mandatário mexicano - LuchoXBolivia/Twitter

O presidente da Bolívia, Luis Arce, chegou nessa quarta-feira (24) na Cidade do México em uma visita oficial de três dias e se reuniu com seu homólogo mexicano Andrés Manuel López Obrador. O encontro entre as lideranças tratou de estreitar laços entre os países, como assinalou Arce, assim como restaurar oficialmente as relações diplomáticas, que haviam sido abaladas durante o governo da autoproclamada presidente da Bolívia Jeanine Añez. 

Pelo Twitter, o mandatário boliviano informou que participou de uma reunião com Obrador, acompanhado por chanceleres dos dois países e de delegados oficiais. “Lidamos com questões de integração comercial, econômica, social e cultural. Recuperamos a fraternidade entre os dois povos”, disse.

Mais cedo, Arce havia participado de uma coletiva de imprensa do governo de Obrador, onde agradeceu o apoio do México após o golpe de Estado, em 2019, que culminou na renúncia de Evo Morales. Na ocasião, o governo mexicano recebeu os políticos em asilo político.

:: Leia mais: Presos políticos após golpe na Bolívia relatam violências, arbitrariedades e traumas ::

“Para mim é simbólico vir ao país que me acolheu, ao país que se solidarizou com o processo de mudança da Bolívia. Hoje viemos dizer ao presidente Andrés Manuel López Obrador que recuperamos a nossa democracia, recuperamos o nosso processo na Bolívia", afirmou Arce.

Obrador também recordou em seu discurso da violação de ordem constitucional que foi executada na Bolívia, que forçou Morales a renunciar e que estabeleceu um governo autodeclarado. “Nosso país se valeu de nossa tradição de solidariedade e aplicou o direito de asilo, proteção oferecida ao presidente Evo e aos principais dirigentes do movimento democrático boliviano”, declarou.

Segundo ele, será realizado um encontro no qual temas da cooperação entre os dois países serão analisados para se chegar a um acordo no que diz respeito ao tema econômico e social.

:: Relembre: Presidente do México diz que seguirá dando asilo a perseguidos políticos da Bolívia ::

“Os povos da Bolívia e do México são povos irmãos, pertencemos à nossa América e temos os mesmos objetivos de justiça, liberdade, de banir o classismo, o racismo, fazer valer a igualdade e reafirmar nossa soberania, por isso celebramos a visita do presidente Arce”, declarou o presidente mexicano.

O mandatário do México ainda acrescentou que Arce é o "resultado" de um movimento popular indígena que "demonstrou uma nova forma de governar a favor do povo e principalmente dos mais pobres, dos marginalizados."  

"Um movimento que surgiu depois de ditaduras, regimes autoritários, liderado pelo presidente Evo Morales. (...) A Bolívia cresceu mais do que qualquer outro país do continente latino-americano, recuperou seus recursos naturais e o mais importante: tirou milhões de bolivianos da pobreza", afirmou AMLO.

Arce deve participar de uma das atividades para comemorar o Bicentenário da Independência do México.