América Latina

Venezuela: Parlamento convoca ex-deputado Juan Guaidó para depor sobre danos ao país

Parlamentar que se autoproclamou presidente e 61 aliados são acusados de formação de quadrilha e tentativa de golpe

|
No início de 2019, o então deputado Juan Guaidó decidiu se autodeclarar como presidente da Venezuela e foi apoiado por diversos países - Noticias Carabobo

A Assembleia Nacional da Venezuela informou, na última quinta-feira (4), que vai convocar Juan Guaidó, ex-deputado de direita, e outros 61 aliados do autoproclamado presidente para depor sobre casos de corrupção que ocorreram na legislatura anterior, eleita em 2015. 

O presidente da Comissão Especial do Parlamento venezuelano, José Brito, investiga “danos à nação” cometidos entre 2016 e 2021, a partir de um relatório preliminar apresentado ao plenário da Assembleia Nacional. Ele solicitou que os envolvidos compareçam para depor na próxima semana. Brito também pediu uma prorrogação de 45 dias para a continuidade da investigação.

:: Leia mais: Dois anos de autoproclamação de Juan Guaidó: o que mudou na Venezuela? ::

“Essa é uma investigação muito séria e demonstra dois cenários: toda a população foi enganada repetidamente através das redes sociais, e isso também incidiu em uma parte da comunidade internacional. E digo apenas uma parte porque a outra é responsável pela crise", pontuou.

Na lista dos convocados para prestar depoimento estão 37 autoproclamados “representantes diplomáticos” de Guaidó, ex-presidente do Parlamento, durante o período em que ele se autodenominou “presidente interino". 

Também estão convocados diversos advogados que atuaram como assessores do ex-deputado, como Enrique Sánchez Falcón e José Ignacio Hernández. Parte deles está no exterior, como Leopoldo López, liderança da direita venezuelana e acusado de comandar tentativas de golpe de Estado no país. Esposas de dirigentes também serão convocadas.

:: Leia também: Assembleia Nacional da Venezuela investiga enriquecimento ilícito de ex-deputados ::

Durante a apresentação do relatório, o controlador-geral da República, Elvis Amoro disse que "nunca tivemos em nossa história atos de corrupção como esses cometidos por Juan Guaidó e sua gangue. Eles se enriqueceram às custas da nação”.

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, publicou em seu Twitter um trecho do discurso de Amoroso no plenário. "Mesmo que os corruptos estejam presos, temos que encontrar uma forma de ressarcir o dano patrimonial causado", disse.

Guaidó é acusado de formação de quadrilha para cometer crime, crime organizado, traição, usurpação de funções e tentativa de golpe. 

*Com informações da Telesur.