Coronavírus avança

Número de infectados pela covid-19 no Brasil ultrapassa 10 milhões

Em três semanas, total de contaminados aumentou 1 milhão; somente nesta quinta (18), foram mais de 51 mil novos casos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Arte de rua em São Paulo faz alusão à pandemia do novo coronavírus. - Nelson Almeida/ AFP

Nesta quinta-feira (18), o número total de pessoas que já foram infectadas pela covid-19 no Brasil superou a marca de 10 milhões. O patamar foi alcançado três semanas após a marca de 9 milhões, o que indica que a pandemia mantém ritmo intenso de aceleração no país.

A velocidade de crescimento mais alarmante registrada até agora ocorreu entre os patamares de 8 e 9 milhões, quando foram necessários apenas vinte dias para o aumento de 1 milhão de casos.

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número exato mais recente está em 10.030.626. A análise do caminho percorrido para esse nível mostra que o Brasil nunca chegou perto de controlar a propagação.

:: Número semanal de mortes pela covid no Brasil é o segundo pior da pandemia ::

Para o registro de um milhão de pacientes, desde o primeiro caso, foram necessários 114 dias. A marca foi alcançada no dia 19 de junho. Menos de um mês depois, em 16 de julho, o número de infectados já chegava a dois milhões.

As marcas de três milhões e quatro milhões foram alcançadas em 25 dias, em 9 de agosto e 3 de setembro, respectivamente. Na ocasião, a velocidade da propagação aumentou quase cinco vezes.

Houve relativa redução desse ritmo a partir do patamar de 5 milhões de contaminados, registrado 34 dias após a marca anterior. Entre 7 de outubro e 20 de novembro, ou seja, em um período de 44 dias, o Brasil saltou de 5 para 6 milhões de casos.

:: "Houve uma política deliberada", diz infectologista sobre falta de vacinas no Brasil ::

No entanto, a partir do fim de 2020, o avanço voltou a se acelerar. O país demorou apenas 26 dias para chegar a 7 milhões de contaminados e 23 dias para a marca de 8 milhões. 

Números diários

Nesta quinta-feira (18), o Brasil registrou 51.879 novos casos de covid-19, ainda de acordo com as informações do Conass. Somente nas últimas 24 horas houve a confirmação de 1.367 casos fatais e o total de mortes 243.457.

A média móvel de óbitos continua acima de mil, patamar que se mantém desde 21 de janeiro. O cálculo é feito a partir da soma de todos os registros dos últimos sete dias, dividida por sete.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito