Imprensa

Incursão de agentes do Estado indiano contra o Newsclick termina após 114 horas

Agentes do Estado deixaram a casa do editor-chefe Prabir Purkayastha, em Nova Delhi, às 1h30 da madrugada deste domingo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Editor-chefe Prabir Purkayastha é liberado após 114 horas de assédio - Newsclick

A incursão do Estado indiano na sede do veículo de jornalismo independente Newsclick e na residência de seu editor-chefe, Prabir Purkayastha, na capital Nova Delhi, terminou após 114 horas. 

O escritório foi invadido por agentes do Enforcement Directorate (Ministério de Finanças) na última terça (9) sem mandado judicial, com o pretexto de investigar um suposto caso de lavagem de dinheiro.

Durante mais de quatro dias, a sede do Newsclick foi vasculhada, e os computadores pessoais dos editores foram confiscados.

:: Índia: Oficiais do Estado deixam a sede do portal Newsclick 40 horas após invasão :: 

Além de Prabir Purkayastha, estavam retidos até o início deste domingo a esposa dele, Geeta Hariharan, e o editor Pranjal.

Newsclick é um portal de jornalismo independente que se consolidou como referência na cobertura dos protestos de camponeses indianos contra as políticas do atual primeiro-ministro, Narendra Modi.

Em plena pandemia, o governo fez uma série de alterações na legislação que desprotegem os pequenos produtores, favorecem grandes empresas do agronegócio e ameaçam a segurança alimentar da população.


Editor Pranjal, editor-chefe Prabir e sua esposa, a escritora Geeta, durante a incursão de agentes do Estado indiano / Arun Kumar / CPIML

O governo Modi representa o chamado nacionalismo hindu e tem sido criticado por promover perseguições religiosas e cortes de direitos de trabalhadores, além de reprimir opositores.

:: Editores do site indiano Newsclick são alvo de ataque de governo Modi :: 

O assédio ao Newsclick ocorre em meio a uma série de incidentes em que jornalistas têm sido autuados de acordo com cláusulas da Lei de Prevenção de Atividades Ilícitas (UAPA) e até da Segurança Nacional.

“A verdade prevalecerá. Temos plena fé no sistema legal”, pronunciou-se o veículo logo após as detenções.

:: Organizações da Índia relembram assassinato de jornalista pela extrema direita :: 

O Sindicato dos Jornalistas de Delhi emitiu uma declaração condenando o ataque, chamando-o de “sinistro”.

Além de órgãos de imprensa e partidos de oposição indianos, o Brasil de Fato e outros seis projetos de mídia independente internacionais também se manifestaram em solidariedade ao NewsclickARG Medios, da Argentina; New Frame, da África do Sul; BreakThrough News, dos Estados Unidos; Pan African Television, de Gana; e The Insight Newspaper, de Gana.

“Nos unimos contra o assédio ao Newsclick, portal de notícias indiano. A detenção de seus editores e a difamação de sua reputação na imprensa é um movimento calculado para intimidar a cobertura da revolta dos camponeses e outras lutas de massa que estão ocorrendo na Índia”, afirmou o texto assinado por jornalistas desses veículos.

Entenda o que está em jogo nos protestos de camponeses indianos contra as mudanças nas leis agrícolas do país:

Edição: Douglas Matos