PESAR

Morre senador José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, em decorrência de covid-19

Ele foi internado durante a campanha eleitoral de novembro, na qual era sempre visto sem máscara e em aglomerações

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Aos 87 anos, Maranhão (ao centro) estava quase sempre sem máscaras e em meio a aglomerações - Foto

O senador e ex-governador da Paraíba, José Maranhão (MDB), faleceu na noite desta segunda-feira (8) em decorrência de complicações de covid-19. O parlamentar estava internado há 71 dias, desde que foi diagnosticado com a doença, durante a campanha eleitoral para as prefeituras, em novembro de 2020.

Após votar no segundo turno das eleições municipais, em 29 de novembro, Maranhão passou mal e foi internado no Hospital Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB). Seu quadro de insuficiência respiratória evoluiu para uma pneumonia e, na madrugada de 3 de dezembro, teve de ser transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. 

“É mais uma vítima dessa doença maldita, que não teria matado tanta gente se o Brasil tivesse um presidente que realmente se preocupasse com a saúde do povo. A Paraíba perde um político de vida pública admirável, que deixa um grande legado. Que Deus o tenha em Seus braços eternos”, publicou o deputado federal Frei Anastácio, em suas redes.

:: OMS diz que não há evidência de que a pandemia de covid-19 começou na China ::

Sem máscara

Embora fosse do grupo de risco, Maranhão era visto constantemente em locais públicos sem máscara. Durante a campanha eleitoral para as prefeituras, em 2020, publicou diversas fotos em meio a aglomerações, aumentando o risco de contágio.

Em setembro, participou da inauguração da Usina Solar Coremas, em João Pessoa, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Tanto Maranhão quanto Bolsonaro estavam sem equipamentos de proteção.

Leia também: Primeira a reportar casos de covid-19, Wuhan é hoje a cidade “mais segura”, relata brasileiro

Segundo governador da PB a morrer com covid-19

José Maranhão é o segundo ex-governador paraibano, que pertencia ao grupo de risco, que é ceifado em decorrência da covid-19. O primeiro foi Wilson Leite Braga, que faleceu em 17 de maio de 2020. Wilson Braga tinha quase 70 anos de vida pública e exerceu os mais diversos cargos: Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Federal e Governador.

O senador Maranhão também é a segunda vítima de covid-19 entre os membros do Senado, desde o início da pandemia. Em outubro de 2020, morreu o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após cerca de um mês internado. Arolde era o segundo senador mais idoso da legislatura, com 83 anos de idade.

:: Quem são os defensores da cloroquina e ivermectina que foram vítimas da covid-19? ::

Trajetória política

Maranhão era o parlamentar mais velho da atual legislatura no Senado. Foi deputado estadual por quatro mandatos, deputado federal por três mandatos — tendo sido, inclusive, deputado constituinte —, senador, vice-governador e governador por quase três mandatos.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco e Camila Maciel