A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizou uma infraestrutura para armazenamento de vacinas em baixas temperaturas à União e ao governo de Pernambuco. Em ofício, o reitor Alfredo Gomes colocou a instituição à disposição para visitas, agendas, grupos de trabalho e reuniões para que a UFPE integre o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19.
Leia mais: Brasil é o país mais experiente do mundo para realizar vacinação, diz especialista
A Instituição se propôs a disponibilizar, até fevereiro, oito ultrafreezers de 728 litros, certificados pela Anvisa, com controle remoto da variação de temperatura, e dez câmaras frias de 572 litros para acondicionamento de vacinas que demandam armazenamento entre 2°c e 8°c. No total, esses equipamentos seriam capazes de receber aproximadamente um milhão de doses de vacina contra a covid-19.
Leia também: Com alta de mortes por covid, Manaus deve instalar câmaras frigoríficas em cemitério
Atualmente, a UFPE atua em diversas iniciativas de enfrentamento à pandemia, como o laboratório de campanha que já realizou mais de 64 mil testes diagnósticos do tipo RT-PCR para 128 municípios pernambucanos. Além de diversos projetos de extensão, envolvendo estudantes e professores em pesquisas e ações no combate à doença.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Monyse Ravena