DESCASO

Comunidade em Ceilândia (DF) sofre com enchente e falta de infraestrutura

Forte chuva fez com que água invadisse casas na região da Cachoeirinha, no Setor Habitacional Sol Nascente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

ONG Amigos do Reino foi duramente afetada e coordenadora responsabiliza administração pública por alagamento - Foto: Arquivo Pessoal

Moradores do bairro Cachoeirinha, no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia (DF), sofrem as consequências da forte chuva que caiu sobre a região no fim da tarde deste sábado (26).

Ruas, avenidas e casas foram alagadas e invadidas pela lama.  A sede da ONG Amigos do Reino, localizada no Trecho 3, por exemplo, foi completamente inundada.

Leila Sandra de Souza, presidente do projeto social que atende famílias em situação de vulnerabilidade da região, denuncia o descaso da administração pública com os moradores e chama atenção para a urgência da pavimentação para evitar novas enchentes. 

“Nunca passaram asfalto. O trecho 3, a Cachoeirinha, é totalmente largada. Eles fazem paliativo. Todo o ano, na época de chuvas, eles passam o trator, o que só piora a situação. O chão fica aquela lama. A população fala que tem que cuidar quando está seco, sem chuva, mas a administração não está nem aí”, critica Souza.


Casas da região também foram atingidas pela lama após a chuva / Foto: Arquivo Pessoal

Ela reforça que os moradores da região haviam solicitado para que responsáveis pelas obras não direcionassem o curso da água para as residências, o que não foi atendido.

“É uma comunidade esquecida pelos governantes. A população pediu para não passarem o trator, mas deixaram a queda d’água no rumo das casas. Nessas horas não aparece culpado”, reprova a coordenadora da ONG Amigos do Reino.

:: Atingidos devem estar atentos à saúde mesmo após o fim das enchentes :: 

Leila diz ainda que o dano foi tão grande que o risco de erosão é muito alto. "Agora é esperar o chão ceder", lamenta.

O Brasil de Fato aguarda posicionamento do gabinete da Administração Regional Sol Nascente sobre o assunto.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by ONG - Amigos do Reino (@_amigosdoreino)

 

Edição: Leandro Melito