Crise sanitária

Brasil tem 968 mortes em 24 horas; Fiocruz prevê entrega de vacinas para fevereiro

Total de casos confirmados em um dia superou 55 mil e média semanal bateu mais um recorde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Multidão em risco: ruas brasileiras estão lotadas, apesar do avanço cada vez mais rápido do vírus. - Paulo Pinto/FotosPublicas

O número de mortes registradas no Brasil por causa do novo coronavírus chegou a 968 nesta terça-feia (22). Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), já foram contabilizados mais de 188 mil óbitos no país desde fevereiro. Também nesta terça-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que começará a entregar a vacina da AstraZeneca ao Ministério da Saúde a partir do dia 8 de fevereiro.

:: Brasil tem fim de ano com covid em forte alta, mas sem plano de enfrentamento ::

Embora o imunizante ainda não tenha aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a presidenta da Fiocruz, Nísia Trindade, informou que serão entregues duas milhões de doses até o fim do mês em questão. "Nós estaremos recebendo ingrediente farmacêutico ativo para o início da produção no mês de janeiro", explicou ela.

Nísia explicou que a fabricação "terá de ser certificada pela Anvisa, além do próprio registro que a AstraZeneca entrará com o pedido, e nós estaremos então, a partir desse processo, entregando". As afirmações foram feitas em audiência sobre a pandemia, realizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados.

:: Você não vai se transformar em jacaré: 10 mentiras sobre vacinas que circulam por aí ::

Em participação rápida no evento, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo caminha para ter acesso a diversos imunizantes. Segundo ele, o poder público se prepara para iniciar 2021 com a vacina, "se Deus quiser".  Ainda nas palavras do ministro, "Previsão nossa, como sempre, é final de janeiro, na melhor hipótese, indo até meio de fevereiro, final de fevereiro na pior hipótese”.

Nesta terça-feira (22), a média móvel de infectados – que soma os casos dos últimos sete dias e divide por sete – atingiu mais um patamar recorde. O resultado de 49.827 é o maior já registrado em toda a história do coronavírus no Brasil. No pior período da pandemia até agora para o país, registrado entre julho e agosto, o máximo que o dado alcançou foi 46.536.

Ainda segundo os números do Conass, o total de contaminados registrados em 24 horas foi superior a 55 mil. O total de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus desde fevereiro é de 7.318.821.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Rodrigo Chagas