Pandemia

135 mil mortos pela covid: Bolsonaro diz que ficar em casa "é para os fracos"

País confirmou registro de mais de 850 mortes em 24 horas; total de infectados é superior a 4,5 milhões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Isolamento é cada vez menor no Brasil - Bruno Cecim/Ag.Pará/Fotos Públicas

O número de mortes causadas pela covid-19 no Brasil alcançou 135.793 nesta sexta-feira (18). Em evento no Mato Grosso, para uma plateia de ruralista, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a minimizar os impactos da doença e tratou uma das principais medidas de contenção do vírus com desdém.

"Vocês não pararam durante a pandemia. Vocês não entraram na conversinha mole de fica em casa. Isso é para os fracos", disse Bolsonaro.

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nas 24 horas desde quinta-feira (17), foram registradas 858 óbitos de pacientes infectados pelo coronavírus. No mesmo período, houve a confirmação de 39.797 novos casos da doença. O total de pessoas que já foram contaminadas pelo vírus desde fevereiro chegou a 4.495.183.

Fiocruz alerta para Síndrome Respiratória Aguda

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou tendência de desaceleração dos Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas ainda em patamares considerados muito altos. A instituição alertou também que é preciso atenção ao cenários nas capitais, para evitar retomada no crescimento dos números.

De acordo com o Boletim InfoGripe da instituição, uma das principais consequências dos casos graves da covid-19, a SRAG está em níveis de risco em todos os estados brasileiros. Mais de 97% dos casos da síndrome reportados no Brasil este ano foram identificados em pacientes pacientes contaminados pelo coronavírus. 

Ainda segundo o boletim da Fiocruz, não foi identificado movimento de queda em diversas macrorregiões  que passam por estabilização. A instituição reafirma que é preciso manter as avaliações dos indicadores em paralelo à evolução de casos. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas