Passando a boiada

Vigília em Brasília (DF) denuncia descumprimento do Brasil no Acordo de Paris

Ato na capital federal faz parte das iniciativas globais do #LutePor1Ponto5C

Brasil de Fato |
Organização previa participação de 20 pessoas na vigília rápida realizada em período da pandemia pelo coronavírus - Marcha Mundial por Justiça Climática

O aniversário de cinco anos do Acordo de Paris neste sábado (12) marcou os protestos do ato global #LutePor1Ponto5C. No Brasil, a vigília “Em defesa do meio ambiente e do equilíbrio do clima” foi realizada na última sexta-feira (11) em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF), denunciando o descumprimento do país nas medidas para reduzir o aquecimento global.

:: Governo Bolsonaro é o maior desafio para os indígenas desde colonização, afirma Cimi ::

Cerca de 20 pessoas em frente ao Palácio do Planalto levantaram cartazes contra os retrocessos nas políticas ambientais brasileiras. Em 2015, o Brasil era protagonista da cerimônia que estabelecia os esforços para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.    

A vigília rápida na capital federal reuniu cerca de 20 pessoas, sendo uma das 157 ações planejadas pelo mundo, entre 89 países. Em texto nas redes sociais, a Marcha Mundial por Justiça climática cita que “não há razão para comemoração. Todos os governos do mundo, sem exceção, falham hoje em cumprir sua obrigação de garantir o caminho de 1,5 graus”.

Na pauta brasileira, a Marcha repudia a proposta do governo federal de condicionar a meta de neutralidade na emissão de gases do efeito estufa até 2060 ao pagamento de US$ 10 bilhões por ano.

:: Área devastada da Amazônia nunca será capaz de recuperar o seu bioma original ::

A Marcha também fez críticas à gestão de Ricardo Salles, no Ministério do Meio Ambiente, citando o desmonte da legislação ambiental e do sucateamento de órgãos ambientais por parte do governo. Os textos também alertam pela necessidade de preservação dos biomas brasileiros e controle do desmatamento, queimadas e poluição por combustíveis fósseis.

Edição: Daniel Lamir