Nesta segunda-feira (30), vai ser realizada a mostra audiovisual Cinema Negro – por uma educação antirracista. A partir das 19h30, cinco filmes e vídeos serão apresentados na página no Facebook da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A atividade é aberta e sem inscrição prévia.
Leia também: “Quando combatemos o racismo, conseguimos formas dignas para produzir”, diz cineasta
A ação de extensão contará com produções de Kaya Rodrigues, Marina Kerber, Alexandre Mattos, Jonatan Tavares e Mário Costa. Após a exibição, acontecerá uma conversa com os realizadores que contará com a mediação de Estêvão da Fontoura, Lucas Honorato e Manu Zilveti. A curadoria foi realizada pelo Coletivo Macumba Lab.
A realização é uma colaboração entre a DAC e o Instituto de Letras e Artes da Furg, Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus de Osório; Grupo de Pesquisa Peabiru - Educação Ameríndia e Interculturalidade e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. A ação conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Furg, da Mostra de Cinema Negro de Pelotas e da Faculdade de Educação da UFRGS.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Marcelo Ferreira