Guilherme Boulos (PSOL) começa a receber as primeiras manifestações de apoio do campo progressista para a disputa do 2º turno das eleições municipais em São Paulo (SP). Depois do PT, que se posicionou já na segunda-feira (16), e do PCB, que aderiu à campanha do PSOL em setembro, o PCdoB também confirmou nesta terça (17) que somará forças contra Bruno Covas (PSDB) .
“Foi importante derrotar Bolsonaro no 1º turno. Agora é hora de construir um projeto popular que priorize emprego e renda e faça de São Paulo uma cidade livre do racismo. Vamos juntos!”, publicou Orlando Silva, deputado federal e candidato à Prefeitura no 1º turno, em sua conta no Twitter.
URGENTE!!! O PCdoB decidiu apoiar a candidatura de @GuilhermeBoulos e @luizaerundina à Prefeitura.
— Orlando Silva 65 (@orlandosilva) November 17, 2020
Foi importante derrotar Bolsonaro no 1º turno! Agora é construir um projeto popular que priorize emprego e renda e faça de São Paulo uma cidade livre do racismo. Vamos juntos!
Outras duas manifestações são aguardadas ao longo do dia. A cúpula do PSB considera Boulos e a vice Luiza Erundina (PSOL) como as melhores opções, mas a decisão final será de Márcio França (PSB), candidato derrotado no 1º turno, que ainda não se posicionou oficialmente.
"Diante da realidade e da escolha que nos ficou, e ainda da oportunidade de sermos protagonistas na construção da unidade das esquerda contra a direita que se fortalecerá na capital paulista no caso de uma vitória do PSDB, o MPS [Movimento Popular Socialista] nacional [...] recomenda às suas bases o mesmo empenho e luta que tiveram na campanha de Márcio França agora se engajem na campanha de Guilherme Boulos [...], um grande quadro da esquerda brasileira e que sempre manteve através do MTST uma excelente relação e unidade na luta popular com o MPS", diz uma circular assinada por Acilino Ribeiro, secretário nacional do MPS, ala do PSB, nesta terça.
O PDT também deve declarar seu apoio em breve. O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sinalizaram essa preferência na segunda-feira (16).
O 2º turno das eleições municipais ocorrerá no dia 29 de novembro. A diferença entre os dois candidatos é de cerca de 12 pontos percentuais.
Edição: Leandro Melito