Segundo turno

Líderes do PT manifestam apoio a Boulos (PSOL) logo após resultado do 1º turno em SP

Fernando Haddad, Jilmar Tatto, Lula e Eduardo Suplicy já se posicionaram; 2º turno ocorrerá em 29 de novembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em 2018, foi Boulos (PSOL) quem deixou a disputa ao final do 1º turno e apoiou imediatamente a candidatura presidencial do PT no 2º turno, com Fernando Haddad - Ricardo Stucker/Divulgação

Em sua primeira eleição à Prefeitura de São Paulo (SP), Guilherme Boulos (PSOL) avançou ao 2º turno contra o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB). Horas após a confirmação do resultado, lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) já expressaram apoio ao líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que fez pouco mais de 20% dos votos no domingo (15).

Continua após publicidade

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) postou em suas redes sociais: "Ninguém arreda o pé até a vitória de Guilherme Boulos e a derrota dos tucanos. Vamos à luta."

Adversário de Boulos no 1º turno, Jilmar Tatto (PT) também foi às redes para informar que conversou por telefone com o representante da esquerda que continua na disputa. "Acabei de ligar para Guilherme Boulos, a quem tenho como um irmão mais novo. Desejei sorte e disse que ele pode contar comigo e com a nossa valente militância para virar o jogo em São Paulo", escreveu.

Eduardo Suplicy (PT), vereador mais votado na cidade, também declarou "integral apoio". "Disponho-me a colaborar com toda minha energia para que venham a construir uma São Paulo fraterna, justa e solidária", afirmou em sua conta no Twitter.

O ex-presidente Lula (PT) não citou Boulos especificamente, mas cumprimentou e desejou sorte aos candidatos de esquerda no 2º turno.

"Parabéns aos nossos candidatos e candidatas e a nossa aguerrida militância que percorreu o país em tempos tão desafiadores. E aos nossos companheiros de outros partidos que apresentaram excelentes resultados lutando o bom combate, sem agressões e com respeito ao nosso PT", escreveu. "A luta agora continua no 2º turno, até a vitória!".

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, cumprimentou os militantes do partido pela campanha e confirmou apoio ao PSOL: "Obrigada, Jilmar Tatto e militância aguerrida do PT de S. Paulo. Defenderam o partido e nosso legado com coragem e dignidade. Engrandeceram o campo popular e de esquerda na capital, que irá mais forte e unido para o segundo turno, para eleger Boulos e Erundina."

O 2º turno das eleições municipais ocorrerá no dia 29 de novembro. A diferença entre os dois candidatos é de cerca de 12 pontos percentuais, mas pode cair a menos de cinco com a transferência de votos do PT.

Edição: Rebeca Cavalcante