Gênero

Argentina aprova projeto lei de paridade de gênero nos meios de comunicação

Proposta estabelece equidade de gênero e cota mínima de 1% para travestis, trans e intersex em meios estatais e privados

Brasil de Fato | Buenos Aires (Argentina) |
Comissões de Mulheres e Diversidade e Comunicações decidiram nesta quinta (12) avançar com o projeto de lei da deputada Mónica Macha - Diputados Argentina

Nesta última quinta-feira (12), a Câmara de Deputados da Argentina aprovou o projeto de lei de paridade de gênero nos meios de comunicação, em uma reunião entre as Comissões de Mulheres e Diversidade e a de Comunicações e Informática. A iniciativa alcança todos os serviços de comunicação operados por prestadores de gestão estatal e prestadores privados com ou sem fins lucrativos.

As empresas e sociedades terão um prazo de dois anos após a sanção da lei para cumprir a equidade de representação entre mulheres e homens, além de uma cota mínima de 1% destinada a pessoas travestis, transexuais, transgênero e intersex.

O projeto já obteve sanção do Senado e representa um avanço em termos de representação dos gêneros e, consequentemente, na construção de discursos nos meios, principalmente os hegemônicos, do país. A lei abarca todas as plataformas de mídia.

Leia mais: Encontro Transnacional de Mulheres Livres debate políticas e movimentos feministas

A deputada nacional e titular da Comissão de Mulheres e Diversidade, Mónica Macha (FdT), comemorou a resolução em seu Twitter: "Garantimos a participação paritária e justa de lésbicas, mulheres, travestis e trans nos meios de comunicação, para que nossa vida simbólica comece a ser mais ampla, mais aberta, menos normativa e menos machista".

Macha promoveu reuniões de discussão para desenhar pontos importantes incluídos no atual projeto, e vê a conquista como um primeiro passo. "Demos um passo-chave na construção de uma sociedade mais justa em igualdade de gênero. O projeto de paridade nos meios de comunicação é uma forma de democratizar a palavra pública e que o sentido produzido socialmente tenha um olhar transfeminista", afirmou.

Edição: Rogério Jordão