ELEIÇÕES 2020

EUA registram protestos contra e a favor da contagem total de votos

Biden lidera disputa com 264 delegados; Trump afirmou que vai à Justiça para suspender contagem em alguns estados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Faltam 6 delegados para que o democrata ganhe a eleição; Na imagem, prostesto em Seattle, nos Estados Unidos - Foto: Jason Redmond/AFP

Apoiadores de Donald Trump se manifestaram em defesa da paralisação da contagem de votos em diversas cidades dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4). Repetindo os argumentos do republicano, que desde o início da campanha constrói a narrativa de fraude eleitoral e critica a modalidade de voto pelo correio em plena pandemia, os eleitores de Trump afirmam, sem evidência, que há problemas graves no processo de apuração das cédulas.

Atos foram registrados em municípios de estados decisivos como o Arizona, onde os votos ainda estão sendo computados. Na capital Phoenix, os apoiadores do republicano protestaram no estacionamento do prédio onde as cédulas estão sendo contadas. Protestos também foram registrados na cidade de Detroit, em Michigan.

Segundo informações mais recentes da agência Associated Press, Joe Biden lidera a disputa com 264 delegados, contra 214 de Trump. Ou seja: faltam apenas 6 delegados para que o democrata chegue aos 270 votos e ganhe a eleição. 

Diante da vantagem de Biden, a campanha de Trump afirmou que irá à Justiça para suspender a contagem de votos na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. O republicano também vai pedir a recontagem de votos em Wisconsin.


Apoiadores de Trump defendem paralisação da contagem de votos / Foto: Courtney Pedroza/Getty Image via AFP

Do outro lado, protestos a favor da contagem total dos votos, incluindo os que ainda chegarão por correio, também aconteceram em grandes cidades como Portland, Chicago, Nova York e Seattle.

Mobilizações também foram registradas em Los Angeles, San Diego, Pittsburgh, Minneapolis e outras cidades. A Casa Branca, em Washington, também se tornou palco de ato em favor da continuidade da contagem dos votos. 


Protestos foram registrados em Minneapolis, cidade de George Floyd e estopim do levante antirracista que tomou conta do país / Foto: Stephen Maturen/AFP

Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (4), Joe Biden reagiu às ofensivas de Trump para bloquear a apuração. "Todos os votos precisam ser contados. Ninguém vai tirar nossa democracia, nem hoje nem nunca", disse o democrata.

Horas antes, durante a madrugada, Donald Trump utilizou seu perfil na rede social para acusar adversários de tentarem “roubar a eleição”. O Twitter, por sua vez, marcou a publicação com um alerta sobre desinformação. 

 

Edição: Leandro Melito