Crise sanitária

Países europeus começam a adotar lockdown para conter a segunda onda do coronavírus

Na França, apenas trabalhadores essenciais poderão estar nas ruas e a Alemanha vai limitar encontros sociais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Meses após início da pandemia, a França volta a decretar lockdown - Fran Boloni/ Unsplash

A segunda onda de contaminações pela covid-19 na Europa já começa a gerar determinação de lockdown em algumas nações continente. Nesta quarta-feira (28) França e Alemanha anunciaram medidas de isolamento restrito. Para os franceses, a partir desta sexta-feira (30) a presença nas ruas só será permitida para trabalhadores essenciais. Os bares e restaurantes alemães precisarão fechar na segunda-feira (2) e não é permitido realizar encontros sociais com mais de 10 pessoas.

A chanceler do país, Angela Merkel, chegou a afirmar que a propagação da doença fugiu do controle. "Estamos agora em um ponto em que, pela média nacional, não sabemos mais de onde vieram 75% das infecções." O país registrou quase 15 mil casos somente nesta quarta-feira (28). Na França, já houve confirmações diárias superiores a 40 mil. O presidente Emmanuel Macron disse em rede nacional que "A segunda onda será sem dúvidas mais dura e mortal do que a primeira."

Relembre: União Europeia retoma restrições para tentar frear crescimento de casos da covid

Outros países do bloco também têm registrado recordes de contaminações nos últimos dias. Reino Unido e Itália tiveram na terça-feira (27), os números mais expressivos desde maio. Em Portugal, a soma de um dia foi a segunda pior desde o primeiro registro do coronavírus no país, com 3.299 infectados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a região da Europa respondeu por quase metade dos casos globais confirmados da semana passada.

Números diários no Brasil

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, até esta quarta-feira (20), 158.456 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil. Foram confirmados 510 óbitos em um dia. O total de contaminados é de 5.468.270 e somente nas últimas 24 horas houve registro de 28..629 novos pacientes.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas