Coluna

Bolsonaro pratica xenofobia ideológica com o veto à Sinovac

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Bolsonaro coloca em risco não só as vidas, mas a possibilidade de investidores, de empresários, de trabalhadores poderem planejar a sua reestruturação econômica - Agência Brasil
A atitude de Bolsonaro coloca em risco toda a possível estratégia vacinal do nosso país

Bolsonaro pratica xenofobia ideológica, comete um crime de responsabilidade - e merece um impeachment por isso - por afirmar que não adquirirá a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã, por ela ter sido originalmente desenvolvida na China. 

A postura do presidente coloca em risco a vida de milhões de brasileiros e atrasa a nossa recuperação econômica. Porque um país deter um conjunto de alternativas de vacina para pensar a sua estratégia vacinal de proteção, será decisivo também para a sua recuperação econômica mais rápida. 

Bolsonaro coloca em risco não só as vidas, mas a possibilidade de investidores, de empresários, de trabalhadores poderem planejar a sua reestruturação econômica; e coloca também em risco as nossas relações comerciais e políticas com a própria China. 

:: Oposição se manifesta contra veto de Bolsonaro a vacina chinesa: "Ato genocida" :: 

Bolsonaro joga o Brasil em um buraco, em um penhasco extremamente fundo, do qual, infelizmente, o povo brasileiro pode nunca mais sair enquanto ele estiver na Presidência da República. Assim como são irrecuperáveis as vidas e o meio ambiente destruído durante o governo Bolsonaro.

A atitude de Bolsonaro é criminosa, primeiro porque ele, ao anunciar isso, na prática, paralisa todo o esforço que vinha sendo feito por técnicos da Anvisa na avaliação da eficácia dos testes da vacina - pela parceria da empresa pública chinesa com o Instituto Butantã - no sentido de planejar a produção e o envio de doses para o Brasil, que passa a ter dúvida se a empresa pública chinesa vale a pena separar um volume de doses para o Brasil ou se tem que destina-los para outros países.

:: Em meio a vai e vem de governo sobre vacinas, Brasil chega a 156.903 mortes por covid :: 

Paralisa a ação e a atitude de vários dos técnicos do Instituto Butantã e paralisa também as equipes do Ministério da Saúde; não só na análise técnica da vacina, mas no planejamento da logística da campanha de vacinação, definição de segmentos, de setores a serem vacinados. 

Mas a atitude de Bolsonaro também é criminosa porque ele mente, afirmando que não pode antecipar recursos para uma vacina que nós não temos eficácia comprovada ainda.

Mas ele, Bolsonaro, antecipou recursos para o desenvolvimento da vacina feita pela Fiocruz, por Oxford, de forma correta inclusive, como também antecipou recursos para o Brasil assinar a participação no consórcio internacional de vacina liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de forma correta também. 

:: Butantan acusa Anvisa de atrasar vacina; Pazuello diz que vai obedecer Bolsonaro :: 

Os dois casos também foram recursos bilionários. R$1 bilhão para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e quase R$ 2 bilhões para o Consórcio Internacional de Vacinas da OMS, sem termos ainda a eficácia dessas vacinas comprovadas: a mesma situação do Instituto Butantã.

Bolsonaro deve antecipar estes recursos porque eles são fundamentais para o desenvolvimento e para fazer com que o Brasil seja um país prioritário a receber essas vacinas.

A atitude de Bolsonaro coloca em risco toda a possível estratégia vacinal do nosso país a partir do ano que vêm caso essas vacinas sejam eficazes. Também dá uma mensagem errada e absurda para a Anvisa que exige de todos nós que acompanhemos dia a dia a atuação da Anvisa para que essa estrutura técnica da Agência do Estado brasileiro que é a Anvisa, reconhecida internacionalmente, não seja usada politicamente para atrasar os prazos de avaliação da vacina do Instituto Butantã. 

:: Bolsonaro age como "cão adestrado do Trump" em disputa com a China, diz Sérgio Amadeu :: 

Entramos, inclusive, no TCU e no MP exatamente para acompanhar os passos da Anvisa. E é bom que os diretores da Anvisa saibam que se tivermos resultados eficazes da vacina do Instituto Butantã e uma lentidão por parte da Anvisa, para o registro dessa vacina, eles poderão responder por improbidade administrativa e, eventualmente, até serem levados ao impeachment dos diretores da agência, caso isso aconteça. 

Além disso, Bolsonaro não prepara o Brasil para um passo fundamental que é não permitir o monopólio da comercialização e da distribuição das vacinas da empresa que venha registrar este produto no Brasil.

:: Apoio a Bolsonaro está diretamente ligado aos número de mortos por covid-19 :: 

Para isso temos o Projeto de Lei (PL) 1462, que garante vacina para todos e que impede que a empresa que venha registrar a vacina seja detentora do monopólio da distribuição e da produção. 

O projeto autoriza que qualquer laboratório público e qualquer laboratório privado poderia participar dessa produção e com isso garantir um volume suficiente a preço justo para que a vacinação aconteça para todos. 

Edição: Douglas Matos