Eleições nos EUA

Biden X Trump: comparecimento às urnas pode bater recorde; 60 milhões já votaram

Forte adesão ao voto antecipado surpreende. Pesquisas apontam vitória democrata para a presidência no próximo dia 3

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Eleitores aguardam em filas para votar antecipadamente em Nova York, no sábado (24) - Foto: Bryan R. Smith/AFP

A uma semana da data oficial das eleições para a presidência dos Estados Unidos, na terça-feira (3), cerca de 60 milhões de americanos já registraram seu voto. Segundo monitoramento do US Elections Project, da Universidade da Flórida, 40 milhões votaram pelo correio e 19,4 milhões presencialmente.

O contingente de eleitores que escolheram antecipadamente entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump equivale a 43,1% do total de votos registrados na eleição de 2016, quando Trump foi eleito. Como o voto nos Estados Unidos não é obrigatório, projeta-se que a taxa de participação ao fim do pleito poderá ser a maior em décadas.

De acordo com o US Elections Project, Flórida, Texas e Califórnia são os estados com maior número de votos antecipados até o momento. Somente no Texas, os votos registrados até o momento equivalem a 80% de todos os votos na eleição presidencial anterior.

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, filas gigantescas foram registradas nos locais de votação desde o início da escolha antecipada, em 19 de outubro. 

Conforme o site FiveThirtyEight, que reúne as principais pesquisas eleitorais do país, Biden segue na liderança com 52% contra 42,9% no voto popular. Pelo sistema norte-americano, porém, um candidato pode ganhar no total nacional e não se tornar presidente, já que este é escolhido por um colégio eleitoral composto por delegados eleitos nos estados. Ainda assim, as pesquisas apontam que Biden deve vencer, já que mantém-se competitivo em estados-chave para a disputa.

“Um cara chamado Trump”

Crítico ao voto pelo correio, Donald Trump votou antecipadamente na manhã do último sábado (24) em West Palm Beach, na Flórida.  O republicano votava em Nova York mas mudou seu domicílio para a Flórida em 2019.

::  ::

Centenas de apoiadores estiveram presentes no local no momento em que o presidente depositou seu voto, com bandeiras e cartazes de sua campanha. Na saída, Trump se dirigiu aos repórteres que estavam no local e afirmou que havia votado "em um cara chamado Trump". 

Ele reforçou ainda que o voto antecipado e presencial é "muito mais seguro do que quando você envia uma cédula''. Desde o início da campanha, Trump tem alardeado a possibilidade de fraude no voto pelo correio. 

Já o democrata Joe Biden deve votar pessoalmente no estado de Delaware no dia da eleição, em 3 de novembro, segundo informações de agências de notícias.

Edição: Rogério Jordão