Eleições

Apostamos na solução democrática, diz candidato favorito na Bolívia após votar

Luis Arce foi ministro da Economia e Finanças no governo Evo Morales (MAS) e pode vencer em 1º turno

|
Luis Arce, candidato do MAS, do qual faz parte Evo Morales - Luis Arce/Reprodução

O candidato à presidência da Bolívia pelo partido de esquerda Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce, votou na manhã deste domingo (18/10) em La Paz. Na saída do posto de votação, o presidenciável pediu tranquilidade no processo e disse que seu partido aposta na "solução democrática".

"Espero que hoje e os dias seguintes transcorram de maneira pacífica. O MAS aposta na solução democrática, não tomamos o poder com armas, nós tomamos o poder pela via eleitoral", disse.

Questionado sobre a decisão do TSE de suspender o sistema de apuração parcial chamado Direpre 12 horas antes da abertura das urnas, Arce lembrou que seu partido já havia destacado que esse tipo de contagem rápida "era um retrocesso na transparência".

"Sejamos cautelosos, nós desenvolvemos felizmente nosso próprio sistema que nos dará a contagem para saber o resultado de forma antecipada", disse o candidato.

::Eleições na Bolívia: "O que está em jogo são as conquistas dos povos indígenas"::

Evo faz pedido ao Exército

Pelo Twitter, o ex-presidente Evo Morales pediu na manhã deste domingo que as Forças Armadas e a Polícia boliviana cumpram seu dever constitucional.

"É muito importante que todas e todos esperemos com tranquilidade que cada um dos votos sejam contados. Faço um chamado às Forças Armadas e à Polícia boliviana para que cumpram com fidelidade seu importantíssimo dever institucional e constitucional", disse.

::Perseguição a partido de Evo Morales marca últimos dias antes das eleições na Bolívia::

O ex-mandatário, forçado a renunciar em novembro de 2019 após um golpe de Estado, condenou atos de provocação e violência.

"Quero pedir que não caiam em nenhum tipo de provocação. A grande lição que nunca devemos esquecer é que violência só gera mais violência", afirmou.