Até o dia 30 de outubro, duas campanhas nacionais de vacinação estarão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos. A ação teve início no último dia 5 e traz a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.
Neste sábado (17), será o dia D de mobilização e divulgação da campanha. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 151 pontos de imunização e dois drives thru, na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos, funcionarão das 08 às 17 horas. “Jovens e adultos de 20 a 49 anos também devem buscar os pontos de imunização para se protegerem contra o sarampo”, informou a SMS.
Leia também: "Vacinação é uma questão de responsabilidade social", afirma cientista da Unicamp
O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.
Será possível também atualizar o esquema vacinal de menores de 15 anos que está incompleto ou que não tenham sido vacinados com os imunizantes do calendário básico, podendo serem aplicadas as vacinas: BCG; Hepatite B; Pentavalente; Rotavírus; Pneumococo; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela); Meningocócica ACWY; HPV. Serão aplicadas de acordo com o calendário e idades indicadas, a serem informadas nos pontos de imunização.
Nos últimos cinco anos, houve uma queda média de vacinação de 48% de vacinas como tríplice viral e poliomielite segundo o Sistema Nacional de Imunização do Brasil. Por isso, a iniciativa tem como meta “reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às demais vacinas, atualizar a situação vacinal da população alvo, além de diminuir a incidência de doenças que podem ser prevenidas através de vacinação, contribuindo para o controle, eliminação ou erradicação das mesmas”, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
Diante do cenário, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar em torno de 11,2 milhões de crianças somente contra a poliomielite, além de conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças, como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B.
Fonte: BdF Bahia
Edição: Elen Carvalho