Eleições 2020

EUA: Após cancelamento de debate, Trump e Biden respondem eleitores pela TV

Candidatos à Presidência farão, nesta quinta-feira, transmissões no mesmo horário, mas em emissoras diferentes

|
Primeiro debate entre candidatos à Presidência estadunidense foi marcado por interrupções, grosserias e pouco conteúdo político - Oliver Douliery/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, farão entrevistas ao vivo na noite desta quinta-feira (15) por duas emissoras estadunidenses.

Biden havia anunciado na última semana que participaria de um evento onde eleitores fazem perguntas ao candidato na emissora ABC News, como forma de compensar o cancelamento do debate entre os dois postulantes.

Por isso, Trump decidiu fazer a mesma coisa nesta quinta, só que ele responderá eleitores pela NBC News. Os dois eventos começam às 20h (21h, no horário de Brasília).

Para este dia 15, estava agendado o segundo debate presidencial entre Trump e Biden, mas o encontro foi cancelado por conta do diagnóstico positivo do republicano para o novo coronavírus. O comitê organizador sugeriu fazer uma discussão remota entre os dois, mas a equipe do atual presidente se negou e tentou mudar a data da discussão - medida não aceita pelos democratas.

:: Quem é quem nas eleições presidenciais nos Estados Unidos ::

Já o terceiro e último debate presidencial, agendado para o dia 22 de outubro, segue mantido. No primeiro encontro entre os dois concorrentes, em 29 de setembro, o que se viu foi um show de acusações, interrupções e pouquíssimas discussões positivas.

Segundo pesquisas, Biden apresenta uma ampla vantagem na corrida eleitoral no cenário nacional, com uma vantagem de 17 pontos percentuais.

No entanto, os dois ainda lutam pela vitória nos chamados swing states (estados pêndulos), que ora votam em republicanos, ora em democratas.

:: Leia mais: Entenda como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos ::

*Com informações da ANSA.