Só no app

Pelo celular, eleitores poderão justificar ausência na votação deste ano

E-Título já está disponível nas lojas virtuais de aplicativo, porém atualização só deve ficar pronta próxima às eleições

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O segundo turno das eleições municipais acontece no próximo dia 30
O segundo turno das eleições municipais acontece no próximo dia 30 - Pedro França / Agência Senado

A partir das eleições deste ano, eleitores poderão justificar a ausência no dia da votação por meio do celular, usando o aplicativo e-Título. A novidade começou a ser implementada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em setembro, e a promessa é que até as eleições a ferramenta esteja disponível tanto nas lojas virtuais da Android como iOS.

:: Confira a cobertura das eleições 2020 do Brasil de Fato ::

Segundo o TSE, o aplicativo também permitirá gerar certidões de quitação eleitoral e de estar livre de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.

:: Como vai seu título eleitoral? Confira maneiras de saber se você poderá votar em 2020 ::

A ausência nas eleições, além de gerar multa, também pode acarretar no cancelamento do título, caso não seja justificada por três vezes consecutivas.  

Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. 

:: Nas capitais, 21% dos candidatos negros a prefeito já se declararam brancos :: 

Como regularizar

Quem não justificou a ausência em uma eleição passada deve emitir o boleto para quitação de multas no site do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. 

Leia também: Somente 33% dos candidatos a prefeitos das 26 capitais brasileiras são negros

O pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. Depois de fazer o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral.

Essas informações estarão disponíveis pelo e-Título.

Eleições

As eleições deste ano ocorrem nos dias 15 e 29 de novembro e terão horário estendido em uma hora, as urnas vão abrir às 7h e encerram às 17h. 

O TSE também definiu que haverá horário de votação preferencial de 7h às 10h para pessoas acima de 60 anos que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. O Tribunal afirmou que a medida veio por orientação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.

Leia também: A cada 15 candidaturas à prefeitura das capitais brasileiras, apenas 1 é mulher negra

Em agosto, o Tribunal decidiu que o voto não contará com a biometria. A medida foi tomada para evitar a propagação do vírus, afinal a higienização do leitor digital não pode ser feita seguidamente, justificou o TSE. 

Outra mudança importante é a manutenção dos títulos aos eleitores que tinham pendências com a biometria. Porém, aqueles que estavam irregulares por outros quesitos tinham até 6 de maio para acertar sua situação.

Edição: Lucas Weber