ASSISTA

Covid: por que o DF tem o maior índice de mortes por 100 mil habitantes do país?

Com mais de 3 mil mortes, a capital enfrenta escândalos de corrupção e abertura progressiva de comércios e atividades

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A capital do país já soma mais de 3 mil óbitos por covid-19, segundo dados da Secretária de Saúde do Distrito Federal - Agência Brasil

O Distrito Federal alcançou na semana passada o triste marco do estado brasileiro com mais mortes confirmadas por covid-19 a cada 100 mil habitantes. Segundo dados da Secretária Estadual de Saúde, já são mais 3 mil óbitos. A pandemia na capital brasileira está sendo marcada por acusações de corrupção na Secretaria de Saúde e a flexibilização na abertura de comércios, cinemas, eventos e até piscinas.

Para a médica e ex-secretária de Saúde do DF, Maria José Conceição, o Distrito Federal atingiu esse marco devido à má gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB). 

"Nós estamos vivendo de fato uma situação dramática. As escolas estão reabrindo, o comércio está funcionando em sua totalidade, academias. Enfim, o DF está voltando à normalidade sem controlar a pandemia. Essa política do Ibaneis é uma política que tem por trás a mesma máxima do Bolsonaro de deixar as vidas em segundo plano", afirma.

Relembre: Governo do DF promove despejos e deixa famílias sem casa em meio à pandemia

O estado foi um dos primeiros a suspender as aulas nas escolas em março, na chegada do vírus ao Brasil, mas nos meses seguintes o governo foi cedendo à pressão de escolas particulares e empresários para abrir o comércio e voltar às atividades, logo, em junho, quando a capital já somava mais de 500 mortes por covid-19. Os casos se concentram em regiões periféricas do DF, como Ceilândia e Samambaia.


A médica de família e comunidade, Lilian Silva, pontua que o coronavírus tem "escancarado a desigualdade social" nas cidades. “A pandemia aqui no Distrito Federal deixa claro o recorte de classe, cor e de geografia. Onde quem mais sofre as consequências do vírus, sem dúvidas, é a periferia de Brasília.”

 

Leia também: Periferias do DF têm a menor taxa de isolamento da capital durante a pandemia

Corrupção

Em agosto, quando o DF já somava mais de 2,5 mil mortes, os brasilienses foram surpreendidos com a prisão do Secretário de Saúde, Francisco Araújo, sob a acusação de um esquema de corrupção por membros da pasta na compra de testes de covid.

Segundo o Ministério Público do DF, que investiga o caso chamado de "falso negativo", a ação teria custado R$ 18 milhões aos cofres públicos. Além de ter causado prejuízos a testagem da doença, visto que há indícios que os testes não produziam resultados confiáveis. O governador, por sua vez, declarou que a operação foi “desnecessária”.

Deputados do DF querem CPI para apurar gestão da Secretaria de Saúde na pandemia

Rubens Bias, Conselheiro de Saúde do estado, ressalta os erros na gestão do governo estadual para combater a pandemia. “Vemos acusações graves de desvios de recursos da saúde, e também graves acusações na compra de testes de má qualidade que colocavam em risco a vida das pessoas", argumenta. 

"Além deste descaso com a saúde, há também o tratamento inadequado com outras políticas que deveriam ser acionadas diante desta crise. São estudantes e professores abandonados à própria sorte na secretaria de Educação. Não vemos quase nada sendo feito para garantir renda e emprego para as pessoas que estão passando por esta crise econômica”, completa.

A Secretaria de Saúde do DF informou à reportagem do Brasil de Fato, em nota, que vem adotando uma série de medidas para o enfrentamento da pandemia. Em relação a corrupção na cúpula da pasta, afirmou que está cooperando com as investigações.

Edição: Marina Duarte de Souza