Reconhecimento

Danny Glover e Vijay Prashad entrevistam médicos cubanos neste sábado (26)

O objetivo é falar sobre a atuação desses profissionais na linha de frente da pandemia e a campanha para o Nobel da Paz

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Médicos cubanos chegam à África do Sul para ajudar no combate à pandemia de covid-19 - Elmond Jiyane / GCIS / AFP

Neste sábado (26), às 21h, o ator estadunidense Danny Glover e o jornalista indiano Vijay Prashad, colunista do Brasil de Fato,  irão entrevistar médicos cubanos da Brigada Médica Internacional Henry Reeve, que estão atuando durante a pandemia de covid-19. O evento, que marca o aniversário de 15 anos da brigada, tem como objetivo mostrar a importância do grupo para o mundo.

Desde que surgiu para atuar durante o furacão Katrina, em New Orleans, nos Estados Unidos, a brigada já atendeu 3,5 milhões de pessoas em cerca de 50 países. Para honrar a compaixão e o comprometimento da brigada, médicos que trabalham nas linhas de frente da pandemia serão ouvidos neste sábado.

Em meio à pandemia, 1,8 mil profissionais de saúde cubanos foram enviados para dezenas de países. Em resposta, a cada dia se fortalece uma campanha para que os médicos recebam o Prêmio Nobel da Paz em 2020, cuja divulgação também é um dos objetivos do evento de sábado.

Lançada pela organização francesa Cuba Linda e pelo Comitê França-Cuba, a iniciativa propõe o reconhecimento às brigadas médicas cubanas do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Graves Epidemia Henry Reeve, que hoje estão atendendo vítimas da covid-19 na Venezuela, Nicarágua, Suriname, Jamaica, Haiti, Itália, Espanha, entre outras nações. São 21 grupos espalhados em diversos continentes. 

A campanha ganhou o apoio de 20 organizações europeias na semana passada. Entre elas, o Grupo de Apoio a Cuba na Irlanda, o Comitê Comunista da Catalunha, a Associação Nacional Italiana de Amizade Itália-Cuba, a Associação Valenciana de Amizade com Cuba José Martí, da Espanha, e o Comitê internacional Paz, Justiça e Dignidade para os Povos.

Além da Cuba Linda, outras organizações francesas aderiram à campanha pelo Nobel, como o Círculo Bolivariano de Paris, a União Departamental da Confederação Geral Francesa do Trabalho de Bocas del Rhone e o Partido Comunista Revolucionário Francês.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.
 

Edição: Leandro Melito