Rio Grande do Sul

Coluna

O Prêmio Nobel da Paz tem que ir para as Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve

Imagem de perfil do Colunistaesd
Campanha para a indicação das Brigadas Médicas Henry Reeve ao Prêmio Nobel da Paz 2021 conta com o apoio de Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e Leonardo Boff - Divulgação
Parece uma farsa ou uma piada de mau gosto Donald Trump ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021

Cuba é o país que mais ataques terroristas sofreu ao longo de 60 anos. Parece uma farsa ou uma piada de mau gosto o presidente dos EUA, Donald Trump, ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Ele que cria sanções a todos os países que não estão submetidos aos caprichos do imperialismo estadunidense e que tem agravado o bloqueio criminoso contra Cuba, ativando do Capítulo III da Ley Helms-Burton, durante uma crise epidêmica da covid-19, impedindo que medicamentos e aparelhos de respiração cheguem a Cuba e a outros países, inclusive o Brasil.

Trump também ameaçou os países que solicitaram apoio das Brigadas Médicas “Henry Reeve”. Além de fomentar guerras sujas e golpes de estados contra Bolívia, Venezuela, Nicarágua, Bielorrússia e Cuba. Intensifica as sanções contra o Irã e a Síria, que seguem sendo bombardeados. Em síntese, é uma constante ameaça à Paz no continente e no mundo.

A candidatura de Trump foi apresentada pela segunda vez por um deputado da extrema-direita norueguesa, Chiristian Tybring-Gjedd, racista, xenofóbico e apoiador do Estado criminoso de Israel, com Trump. Este plano apresentado pelo governo estadunidense ratifica a desocupação da terra palestina e a anexação do território da Cisjordania, chamando de “Acordo do Século” e que árabes e palestinos chamam de “Acordo da Vergonha”. Este se apresenta como um plano de paz entre Israel e os países árabes, mas somente os Emirados Árabes Unidos assinam-no

Então, qual é a farsa? É a transformação de um homem raivoso e racista, em um homem que constrói a Paz, tudo isso antes de novembro, para lhe devolver a legitimidade antes das eleições estadunidenses. Toda esta farsa bancada pelos grandes meios de imprensa que estão a serviço do imperialismo.

Há mais de quatro meses, nos cinco continentes, inúmeras organizações sociais, políticas e culturais, milhares de personalidades, como Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Leonardo Boff, aqui no Brasil, encabeçam uma ampla campanha para a indicação das Brigadas Médicas Henry Reeve ao Prêmio Nobel da Paz 2021, que só neste ano enviaram mais de 4000 mil profissionais da saúde a mais de 38 países para ajuda no combate a covid-19.

Já chegaram a Oslo numerosas solicitações oficiais para a indicação dos profissionais de saúde cubanos, mas a grande imprensa mundial perpetra o bloqueio midiático e esconde a grande campanha mundial pela indicação das Brigada Médicas Cubanas Henry Reeve.

Então, aos amigos e amigas de Cuba pelo mundo, não nos enganemos com a farsa montada entorno de Trump, continuemos a ampliar nossa campanha, pois ninguém mais merece ganhar o Prêmio Nobel pela Paz 2021 que as Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve, que salvam vidas no mundo inteiro.

Assinem e apoie esta ideia: www.brigadasmedcuba.com

#CubaSalvaVidas
#SimAosMédicosCubanos

Edição: Katia Marko