Fake News

130 mil mortes: Bolsonaro diz que Brasil é um dos que menos sofreram com a covid-19

País tem mais de 4,2 milhões de casos e está na lista de nações que mais contribuem para o avanço global da pandemia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Enquanto números no Brasil continuam lá no alto, Bolsonaro viaja e incentiva aglomerações. - Alan Santos/PR/Fotos Públicas

O número de mortes causadas pela covid-19 no Brasil chegou a 130.396 nesta sexta-feira (11), segundo informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Foram 874 confirmações de óbitos pela doença somente nas 24 horas desde a quinta-feira (10). No mesmo dia em que a nação supera mais um patamar preocupante, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o país foi um dos que "menos sofreu com a pandemia, dada às medidas tomadas pelo governo federal".

Segundo do mundo em números absolutos de casos fatais, o Brasil é também o oitavo na lista de nações que mais registram óbitos a cada 1 milhão de habitantes. Junto com Estados Unidos e Índia, o país responde por mais da metade dos pacientes infectados do mundo todo. Desde que o vírus foi registrado em território nacional, 4.282.164 pessoas já foram contaminadas. Mais de 43,7 mil receberam a confirmação da doença no período de um dia, entre quinta (10) e sexta-feira (11).

Desde julho o país registra mais de 260 mil novos casos por semana. O cenário coincide com o período em que os índices de isolamento social passaram a ficar abaixo de 50%, com recordes inferiores a 33% em algumas datas. O governo federal nunca estabeleceu diretrizes nacionais para medidas de distanciamento. Ainda assim, Bolsonaro disse "Estamos praticamente vencendo a pandemia. O governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados, ajudando prefeitos e governadores com necessidades na saúde.”

As afirmações do presidente foram feitas no interior da Bahia, durante visita ao canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. A presença de Bolsonaro na região causou aglomerações, o que já vem acontecendo com frequência em uma série de viagens que ele tem feito a diversos estados, desde que se curou da covid-19. Mais uma vez sem máscara, o presidente cumprimentou e abraçou populares. O uso do equipamento é obrigatório na Bahia por lei desde abril. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho