Advertência

Deltan Dallagnol é punido pelo Conselho do MP por mensagens contra Renan Calheiros

Ex-chefe da Lava Jato no Paraná sugeriu que, se eleito presidente do Senado, Calheiros atrapalharia combate à corrupção

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Deltan foi punido por sugerir que Renan Calheiros atrapalharia agenda "anti-corrupção"
Deltan foi punido por sugerir que Renan Calheiros atrapalharia agenda "anti-corrupção" - Agência Brasil | EBC

O procurador da República Deltan Dallagnol, ex-coordenador da operação Lava Jato no Paraná, foi punido com uma advertência pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nesta terça-feira (8).

A sanção é em razão de mensagens que Deltan postou contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) no Twitter, durante a eleição para a presidência do Senado, em 2019.

Na ocasião, o membro do Ministério Público Federal (MPF) sugeriu que, caso o emedebista ganhasse o pleito, matérias em favor do combate à corrupção dificilmente seriam aprovadas no Legislativo.

::Leia mais: Debandada da Lava Jato indica que objetivos políticos foram cumpridos, diz jurista::

Pelos tuítes, Calheiros, que é investigado na Lava Jato, acusou Deltan de quebra de decoro e afirmou que ele influenciou na eleição. Por isso, entrou com representação no CNMP.

Por 9 votos a 1, o conselho acatou ao pedido do senador e considerou que o procurador extrapolou os limites da crítica, impondo a Deltan o que é chamado formalmente de "censura", uma punição por conduta julgada inadequada, mas que sequer obriga que as mensagens ofensivas sejam apagadas.

Agora, a punição passa a figurar na ficha funcional de Deltan e pode influenciar na progressão de carreira ou para assumir futuros cargos.

Caso Powerpoint

O procurador também foi alvo de uma ação apresentada pelo defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao CNMP, na qual se questionou a conduta dos procuradores da Operação Lava Jato durante a apresentação de denúncia contra o petista, em 2016, por meio de um simples powerpoint.

No entanto, após 40 adiamentos e mais de dois anos e meio de julgamento, o Conselho decidiu arquivar o processo por entenderem que a possibilidade de pena de advertência já tinha prescrito. A abertura de uma investigação, que poderia resultar em afastamento da carreira, também foi deixada de lado, porque Dallagnol nunca havia sido alvo de outras punições, ou seja, não era reincidente.

::Saída de Dallagnol aproxima força-tarefa do comando de Aras, crítico da Lava Jato::

Segundo o advogado de Lula, Cristiano Zanin, a apresentação foi cópia de uma acusação oferecida por procuradores dos Estados Unidos contra Edward Michael Glassman, onde também houve violação do princípio da ampla defesa. No caso, a Suprema Corte dos EUA anulou o julgamento por considerar que a denúncia “inflamou preconceitos e paixões” e reduziu “o direito do réu de ter um julgamento justo”.

Edição: Rodrigo Chagas