BALANÇO

RS contabiliza mais de 125 mil infectados e 3.435 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.463 novos casos e 40 vítimas fatais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nas últimas 24 horas, o número de infectados foi de 1.463 - Leopoldo Silva/Agência Senado

O Rio Grande do Sul registrou 40 óbitos em decorrência do novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (31). Com isso, o estado já soma 3.435 mortes desde o início da pandemia.

O número de infectados foi de 1.463, nas últimas 24 horas, elevando para 125.813 o total de casos confirmados, espalhados por 486 dos 497 municípios gaúchos. Dos contaminados até o momento, 113.498 (90%) são considerados recuperados.

As vítimas fatais foram registradas nos municípios de Porto Alegre (11), Canoas (4), Novo Hamburgo (4), Pelotas (4), Santa Maria (2) Caxias do Sul, Gravataí, Viamão, Osório, Parobé, Montenegro, Uruguaiana, são Borja, Antônio Prado, Nonai, General Câmara, São Francisco de Paula, Campinas do Sul, Lajeado do Bugre e Monte Alegre dos Campos.

As subnotificações entre os dados de Porto Alegre e os do estado continuam ocorrendo. Enquanto dados estaduais trazem 13.675 casos de covid-19 na capital, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 24.273 contaminados pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 77,2%, às 18h de hoje. Na capital, a ocupação é de 87,1%. 

Nova flexibilização coloca apenas 4 regiões em bandeira vermelha

Após o mapa preliminar apontar 10 regiões com bandeira vermelha, o mapa definitivo semanal do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira, estabelece apenas quatro regiões em vermelho. No anúncio da 17ª semana do modelo, o governo afirmou que os dados refletem uma estabilização dos indicadores de propagação da covid-19 e da ocupação de leitos no estado.

Após análise dos pedidos de reconsideração feitos no fim de semana, apenas as regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa ficaram com bandeira vermelha (risco alto). Esse é o mesmo número registrado há 10 semanas, quando o Estado ainda era dividido em 20 regiões covid. Desde 7 de julho, são consideradas 21 regiões.

O Gabinete de Crise acatou os recursos apresentados pelas regiões de Taquara e Passo Fundo, que ficam na bandeira laranja. Ainda conforme o governo, as regiões covid de Taquara, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Canoas e Porto Alegre obtiveram nota final de 1,50, ou seja, exatamente no meio entre a nota da bandeira laranja (nota 1) e da vermelha (nota 2). Sendo assim, o Gabinete de Crise permitiu que essas regiões ficassem na cor laranja.

A atual rodada vale até a próxima segunda-feira (7). Mais detalhes sobre a nova configuração podem ser acessados no site do governo. O mapa definitivo, os protocolos e os planos regionais aprovados podem ser acessados aqui.

País ultrapassa 120 mil vítimas fatais

Nesta segunda-feira, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados 553 óbitos e 45.961 mil infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 121,3 mil mortes e 3,9 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Os estados com maior índice de infectados são São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira