O Brasil chegou nesta quarta-feira (8) a 67.964 mortes em decorrência da covid-19, de um total de 1.713.160 infectados desde o início da pandemia. O país continua em segundo lugar no ranking mundial de casos e mortes pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 44.571 contaminados e 1.223 óbitos. O Brasil lidera o ranking mundial de mortes nas últimas duas semanas.
Atrás de São Paulo, que tem 341.365 confirmações e 16.788 óbitos, o Ceará se consolida como o segundo estado mais impactado pela doença, com 128.471 casos e 6.665 mortes. O Rio de Janeiro vem em seguida com 126.329 pessoas contaminadas e 10.970 óbitos.
Acesse os dados completos no site do Conass.
Leia mais: Da negação à contaminação: o trajeto de Jair Bolsonaro até o encontro com o vírus
Pontos de atenção
Em coletiva na tarde desta quarta (8), representantes do Ministério da Saúde foram questionados sobre a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que não se isolou imediatamente e até tirou a máscara ao conversar com jornalistas após o diagnóstico positivo no dia anterior. Segundo a pasta, os cuidados relacionados à saúde do presidente são de responsabilidade exclusiva de sua equipe médica.
O Ministério da Saúde também reafirmou que não pretende divulgar uma política nacional de isolamento, mesmo diante do aumento dos casos. A abertura ou fechamento do comércio continuam sendo atribuição dos estados e municípios, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Edição: Rodrigo Chagas