Alerta

Mais de 1,5 milhão de brasileiros já foram infectados pela covid-19

Em 24h ocorreram mais de 1,2 mil mortes; total de óbitos ultrapassa 62 mil.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Sem máscara: no mesmo dia em que país alcança 1,5 milhões de infectados, Bolsonaro se reúne com elite industrial brasileira sem equipamento de proteção - Marcos Corrêa/PR/ Fotos Públicas

O número de infectados pelo novo coronavírus no Brasil chegou a 1.539.081. Em três semanas, desde que o país bateu a marca de 1 milhão de confirmações, mais de 500 mil pessoas receberam a notícia de que estão com a covid-19. Somente entre quinta (02) e sexta-feira (03), foram 42.223 novos casos. Globalmente, quase 11 milhões de pessoas já foram infectadas com a doença.

Mais pobres correm o dobro de risco de contrair a covid-19

O Brasil é o segundo país do mundo em números absolutos de infectados e mortos. Os óbitos oficiais por causa do coronavírus chegam a 63.174. Entre quinta (02) e sexta-feira (03) foram registrados 1.290 casos fatais. 

Plano de enfrentamento à covid apresentado ao Congresso propõe estratégia coordenada

Se os números não param de crescer, contraditoriamente governadores e prefeitos seguem implementando planos de relaxamento da quarentena. Em São Paulo, estado que mais registra casos (310.702) e mortes (15.694), o governador João Doria (PSDB) incluiu o funcionamento de academias de ginástica e eventos na chamada fase amarela da reabertura. Com isso, essas atividades poderão ser retomadas mais cedo do que o previsto inicialmente. 

Reabertura em SP é mandar "população para abatedouro", alerta especialista em covid

No Rio de Janeiro, segundo com mais registros, a capital foi autorizada a reabrir bares e restaurantes nessa quinta-feira (03). Vídeos de aglomerações em estabelecimentos da Zona Sul se espalharam pela internet. Os registros mostravam grupos sem máscara e até mesmo áudios com piadas e chacotas sobre a pandemia. Em todo o estado já são quase 119 mil casos e 10.500 óbitos. 

RJ registra 10.332 óbitos por covid e mantém maior taxa de letalidade do país

Em entrevista à BBC News Brasil o diretor do departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal, fez uma alerta sobre a abertura da economia, sem a realização massiva de testes, garantia de leitos hospitalares e rastreamento da rede de contatos dos infectados.

"É uma receita para se espalhar mais doença. Nós vimos isso nos Estados Unidos. Estados que reabriram no começo estão chegando ao pico. Então, esperamos cada vez mais casos", disse ele. 

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em comércio, templos e igrejas

Nesta sexta-feira (03), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que o Brasil ainda tem chances de controlar as transmissões com medidas de isolamento, higiene e incentivo ao uso de máscaras. Ele citou os exemplos da Espanha e Itália.

"Se você ver o número de casos que eram registrados, verá que eles ultrapassavam 10 mil (...) mas eles começaram pelas lideranças, as pessoas se uniram e fizeram a coisa certa. Nunca é tarde demais, é sempre possível"

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho