CORONAVÍRUS

Em Porto Alegre, aumento de internações suspende flexibilização da quarentena

Ocupação dos leitos de UTIs por pacientes com covid-19 na capital do RS tem aumento de 35% em três dias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Centro de Porto Alegre tem mostrado grande movimento de pessoas após diversas flexibilizações do isolamento - Luiza Castro / Sul 21

Devido à velocidade de aumento da ocupação dos leitos de UTIs por pacientes com covid-19 em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB) decidiu não fazer a nova rodada de flexibilização das restrições a setores econômicos que estava prevista para esta semana. Em live realizada na tarde desta segunda-feira (8), o prefeito destacou que a sexta-feira (5) terminou o dia com 46 leitos ocupados, enquanto que nesta segunda são 62. Um aumento de 35% em três dias.

Continua após publicidade

Marchezan explicou que a decisão foi tomada junto ao Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre. Nesta semana, seria ampliada a capacidade de operação de templos religiosos e igrejas, bem como liberados esportes coletivos, feiras de artesanatos, cursos livres, entre outras medidas, agora adiadas sem que o prefeito tenha informado uma nova data para colocar o plano em prática.

:Saiba mais: No Rio, Justiça anula trechos de decretos que flexibilizam isolamento social::

Apesar da suspensão das liberações, o prefeito afirmou que objetivo da prefeitura é retornar a uma situação de “quase normal”. “As nossas vidas mudaram e vão se manter diferentes do que eram antes. A ideia é de que a gente pudesse se aproximar de um novo normal mais rapidamente, mas é muito importante que a gente preste atenção e fique aguardando os próximos dias para monitorar a velocidade de aumento dos leitos ocupados”, destacou.

O prefeito reforçou que segue em vigor o Decreto nº 20.534, de 20 de maio. Nele, foi autorizada a reabertura do comércio, incluindo shoppings centers, do setor de serviços, incluindo bares e restaurantes, e de atividades religiosas.

:Saiba mais: Ceará inicia plano de reabertura gradual da economia::

A atualização mais recente da Secretaria Municipal de Saúde registra 1.672 casos confirmados da covid-19 em Porto Alegre, 3.407 casos suspeitos, 619 recuperados e 44 óbitos. A lotação dos leitos de UTI em Porto Alegre está na marca dos 78,54%.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira e Raquel Júnia