Fortaleza

Construção de hospital em estádio no Ceará deve ser entregue até 20 de abril

Se a epidemia avançar o novo hospital poderá chegar a 306 leitos específicos para a covid-19

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O local contará com 51 leitos de internação divididos em quatro blocos. - Foto: Divulgação / PMF

Com 204 leitos, o hospital que está sendo construído no estádio Presidente Vargas (PV) está, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza, com 40% das obras concluídas. O objetivo é que ele seja entregue até o dia 20 de abril.

De acordo com Joana Maciel, secretária da saúde de Fortaleza, o local contará com 51 leitos de internação divididos em quatro blocos. Também contará com área separada para os médicos para a realização de desinfecção, um vestiário para a troca de vestimentas para, só depois, os profissionais entrarem em contato com os pacientes.

Além disso, o espaço também contará com uma área específica que servirá de descarte de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) usados pelos profissionais.

::Portal todomundo.org é lançado para juntar esforços solidários contra a covid-19::

Maciel explica que uma peculiaridade muito importante para hospitais que atendem covid-19 é uma área especifica de vestiário para os profissionais. “Os profissionais que chegam aqui vão ter uma área específica para usar seus equipamentos de proteção individual, vem trabalhar e saem por outra área para fazer o descartes desses EPIs. Isso é muito importante para um hospital de doenças infecciosas de alta transmissibilidade", afirma. 

::Pandemia da covid-19 gera maior crise do mercado mundial de petróleo em 30 anos::

A secretária informou que inicialmente o espaço contará com 204 leitos de internação, mas existe a possibilidade de transformá-los em leitos de terapia intensiva. Segundo ela, Fortaleza já conta com 20 leitos de terapia intensiva no IJF 2, que teve que mudar seu perfil assistencial temporariamente.

A expectativa é de que a população do Ceará tenha 306 leitos específicos para a covid-19, segundo a secretária.“Temos 175 leitos de terapia intensiva no IJF 2, no PV são 204 leitos de internação, podendo passar também para terapia intensiva e, se houver necessidade, a gente ainda pode ampliar aqui no Presidente Vargas, porque temos projeto e área física para mais 102 leitos. Então, esse hospital aqui tem a possibilidade de entregar à população cearense 306 leitos específicos para a covid-19”, afirma.

Mesmo com todos os investimentos em equipamentos e ampliação de locais para atendimento de pacientes com coronavírus, o isolamento social ainda se mostra como uma das ações de prevenção a proliferação da doença.

::Com função social enfraquecida, Petrobras reduz produção e prejudica trabalhadores::

“Por mais que façamos leitos, se a população não mantiver o isolamento social nós não vamos conseguir controlar adequadamente a propagação da covid-19. Então é muito importante que você se mantenha em isolamento social e protejam os seus familiares que tem mais de 60 anos”, finaliza a secretária.

Casos no Ceará

De acordo com as ultimas atualizações da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgadas nesta quarta-feira (8) pela manhã, o estado do Ceará já registrou 40 mortes por Coronavírus e chega a 1.268 casos confirmados de covid-19. Fortaleza concentra o maior número de casos no estado com 1.121.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Leandro Melito e Monyse Ravena