Bem Viver

Cuidados com a coluna também são essenciais durante a quarentena

Trabalhar em uma posição inadequada pode levar a dores crônicas na coluna, no pescoço e nos ombros

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O ideal é realizar uma pausa a cada uma hora, levantar e andar um pouco pela casa - John MacDougall/AFP

O home office virou rotina para alguns trabalhadores brasileiros desde que o isolamento social foi decretado assim como o fechamento de serviços não essenciais para conter o avanço do novo coronavírus no país. Para muitos, isso significa adaptar a própria casa ao trabalho, como colocar aquela mesa dentro do quarto e puxar a cadeira da sala. Muita gente acaba, no entanto, se esquecendo de cuidar de uma parte essencial: a postura em frente ao computador.

Em entrevista ao programa Bem Viver do Brasil de Fato, Raquel Aparecida Casarotto, professora da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (USP), afirma que é necessário estar atento à posição do corpo em frente ao computador a fim de evitar dores e ressalta a importância de fazer pausas ao longo do dia. "A pessoa pode ficar com tendinite, lombalgia e cervicalgia de forma crônica se não toma esses cuidados", explica.

Confira a entrevista completa

Bem Viver: O que é preciso fazer para adaptar a rotina em casa durante o trabalho em home office?

Raquel Aparecida Casarotto: As posições e adaptações necessárias são: usar encosto de cadeira, a altura do teclado deve estar na mesma altura do cotovelo, a tela do computador, seja laptop ou desktop, deve estar na mesma altura do olhos, os joelhos devem estar flexionados em 90 graus, assim como a flexão entre o braço e o antebraço, e os pés precisam encostar no chão.

Pessoas muitas vezes sentam no sofá ou na cama para trabalhar, isso pode trazer problemas?

Sentar no sofá ou na cama? Nem pensar! Essas posturas são horríveis. Até é possível sentar no sofá e trabalhar, mas isso requer um suporte de acessórios que é muito difícil alguém ter em casa. Uma mesa é o ambiente mais adequado.

Em relação ao posicionamento diante do computador, quais cuidados são necessários?

Caso, por exemplo, o monitor não fique na altura dos olhos, o trabalhador pode vir a ter dor na coluna lombar, no pescoço e nos ombros. Uma pequena posição desajustada a longo prazo pode levar a dores crônicas. A pessoa pode ficar com tendinite, lombalgia e cervicalgia de forma crônica se não toma esses cuidados, sim. Claro que não é o único fator quando a pessoa não tem a postura adequada, você pode ter outros fatores ambientais, como não dormir da forma adequada, o travesseiro não ser adequado e outros fatores que podem levar ao aparecimento de dor. Mas que esse é um fator importante ele é também.”

Como devo fazer as pausas durante a jornada de trabalho em casa?

O ideal é realizar uma pausa a cada uma hora, levantar e andar um pouco pela casa. Isso pode evitar tensão, melhorar eventuais dores e trazer relaxamento muscular, porque diminui a pressão dentro da coluna, principalmente a parte da lombar. Se você não faz pausa, você vai aumentando cada vez mais a fadiga. Você não consegue nutrir direito os tecidos. Aí tem os produtos que são derivados do metabolismo celular que ficam ali, são substâncias que provocam inflamação, e aí não resolve também. Você tem que fazer uma pausa para o seu corpo relaxar e é durante essa pausa que a nutrição adequada desses tecidos vai acontecer.

Que outros cuidados podemos ter em relação ao corpo nesse período?

Também é possível realizar, uma vez no dia, alongamento e exercícios básicos durante 10 minutos. Fazer exercício e alongamento deveria ser um hábito incorporado na nossa vida, assim como é tomar banho, escovar os dentes, comer, essas coisas. Acho que seria interessante que a gente pudesse lembrar e fazer esses exercícios também. 

 

Edição: Leandro Melito