Coronavírus

Com 9 casos confirmados, governo do Ceará apresenta medidas contra o Coronavírus

Em decreto, o governo do estado determinou Estado de Emergência de Saúde Pública no Ceará e suspensão de aulas

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Camilo Santana informou que também será criada uma rede de teleatendimento em saúde da Sesa, ampliando o atendimento online. - Fotos: Carlos Gibaja e Thiara Montefusco/Gov-CE

Até o momento, o Ceará tem nove casos confirmados de coronavírus. Na segunda-feira (16) o governador Camilo Santana (PT), determinou estado de emergência de saúde pública no Estado.

Santana apresentou em coletiva de imprensa as medidas preventivas tomadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. As ações preventivas serão coordenadas pela autoridade sanitária estadual, o secretário de saúde, Dr. Cabeto, juntamente com as instituições e órgãos envolvidos no comitê.

Entre as principais medidas preventivas apresentadas pelo comitê, está a suspensão de qualquer evento público no Ceará que reúna 100 pessoas ou mais no mesmo ambiente.

Também foram suspensas atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais a partir de quinta-feira (19), além de uma recomendação para que as escolas particulares façam o mesmo. A suspensão das atividades está prevista para acontecer pelos próximos 15 dias. 

Presídios

Pelos próximos 30 dias, a partir desta terça-feira (17), estão suspensas as visitas às unidades prisionais do Estado. A medida foi um acordo com o Poder Judiciário, Defensoria e Ministério Público.

Servidores

Servidores públicos, com idade igual ou superior a 60 anos, deverão trabalhar de casa, quando possível. Também foram canceladas viagens nacionais e internacionais de servidores públicos. O governador informou à Anvisa a necessidade de cancelamento de voos internacionais para o Estado.

Estão suspensas as férias de todos os servidores de saúde do Estado. Segundo o governador, a medida é para preparar leitos, UTIs e equipes de saúde para atender as demandas que surgirão. Sobre o transporte público, decreto apresenta a obrigatoriedade de higienização dos transportes pelo menos uma vez ao dia.

Boletim diário sobre coronavírus

Diariamente, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) irá publicar sempre às 17h, o boletim epidemiológico do Ceará. Além disso, o governador informou que será criada uma rede de teleatendimento em saúde da Sesa, ampliando o atendimento online para diminuir a procura às unidades públicas.

A Sesa já disponibiliza, desde o dia 10 de março, canais de atendimento à população que queiram tirar dúvidas sobre o Coronavírua, pelos telefones: (85) 3219-5973/8582 ou (85) 98439-0422. O atendimento é diário, das 7h às 19h.

Para mais informações sobre coronavírus no Ceará acesse o site da Sesa sobre o tema.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Leandro Melito e Monyse Ravena