Pernambuco

SAÚDE

Coronavírus: entenda as diferenças entre transmissão local e transmissão comunitária

A transmissão do coronavírus pode ser local, quando se rastreia o vírus, ou comunitária, quando ele circula na sociedade

Brasil de Fato | Recife |
os cuidados individuais e coletivos com a saúde devem ser reforçados - EBC

Dos 10 novos casos confirmados ontem em Pernambuco, a Secretaria de Saúde confirmou que quatro foram casos de contaminação local. Com a exceção dos casos de pessoas contaminadas em outros países, a transmissão do coronavírus pode ser local, quando é possível rastrear o vírus, ou comunitária, quando ele circula na sociedade sem controle da sua origem, como explica o médico Aristóteles Cardona “o que tem ocorrido é uma evolução da transmissão somente das pessoas que vem de fora do país pra transmissão local, que é quando alguém que não viajou pra fora adoece a partir do contato com alguém que viajou pra fora. A transmissão comunitária é quando o vírus já está circulando e que pessoas adoecem a partir do contato com pessoas que também não viajaram pra fora”. 

Com o aumento dos casos, que segundo o médico tem avançado dentro do padrão esperado, como tem acontecido em outros países do mundo, os cuidados individuais e coletivos devem ser reforçados. Daí a necessidade não apenas de higienizar as mãos e evitar contato físico com grupos de risco, mas atender as recomendações que vedam atividades com potencial de aglomeração de pessoas, o que, de acordo com Aristóteles pode evitar um contágio ainda mais rápido do vírus “não são drásticas essas medidas de suspender atividades. Elas são importantes nesse momento, porque todos os países do mundo que apresentaram um padrão de menor adoecimento no mesmo intervalo de tempo foram países que tomaram medidas como essas de contenção e de isolamento” conclui.

Edição: Monyse Ravena