Covid-19

Irã confirma duas mortes por novo coronavírus; 27 países têm casos da doença

Com os registros, chega a cinco o número de mortos fora da China, onde mais de duas mil pessoas morreram

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Até esta quarta (19), o Irã não havia registrado casos da doença - Atta Kenare/AFP

O Irã anunciou nesta quarta-feira (19) a morte de duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Segundo a Irna, agência estatal de notícias do país do Oriente Médio, as vítimas são dois homens que estavam em Qom, cidade a cerca de 150 km ao sul da capital Teerã.

Os dois casos – os primeiros do Irã – haviam sido confirmados um pouco mais cedo pelo Ministério da Saúde, mas sem detalhes sobre o estado dos infectados. Segundo a pasta, as vítimas foram diagnosticadas nos últimos dois dias. 

Coronavírus no mundo

O boletim desta quarta-feira divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda sem a confirmação das mortes no Irã, mostra que em todo o mundo foram confirmados 75.204 casos da doença. Desses, 74.280 foram na China, onde 2.006 pessoas morreram, segundo o documento.

Com o anúncio do Irã, chega a 27 o número de países que registraram casos de Covid-19, e o número de mortes fora da China passa para cinco. As outras três foram nas Filipinas, Japão e França. 

Brasil

Conforme a última atualização do Ministério da Saúde, realizada na tarde desta quarta-feira, o país tem dois casos suspeitos de Covid-19 em investigação, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Outros 48 já foram descartados. 

O estado de saúde dos brasileiros repatriados da cidade de Wuhan, na China, também segue em avaliação. Segundo a pasta, eles tiveram resultado negativo para o segundo exame específico de detecção do novo coronavírus.

O grupo passará por mais uma avaliação no próximo final de semana, e será liberado da quarentena quando o terceiro resultado for revelado. 

Edição: Geisa Marques