Coluna

Comida de quintal

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Comida de quintal é a comida de casa, de um tempo de escassez e improviso
Comida de quintal é a comida de casa, de um tempo de escassez e improviso - Marcello Casal/Agência Brasil
O quintal representava esse mundo híbrido, entre o rural e o urbano

No quintal de Helena Morley tinha horta, muita couve e ora-pro-nóbis, galinhas, pintinhos e ovos, pés de goiaba, pequi, jambos, gabirobas, mangaritos, marmelos, um pouco de feijão, uns porquinhos e algum torresmo. Era um quintal na melhor definição do termo, um lugar maravilhoso que abastecia a casa, um mundo inteiro a ser descoberto e saboreado todos os dias. 

Continua após publicidade

Helena Morley, pseudônimo de Maria Alice Dayrell Caldeira Brant, publicou seu livro Minha vida de menina em 1942, quando tinha 42 anos de idade. O livro, em forma de diário, conta a história de quando ela era adolescente em Diamantina, Minas Gerais, no final do século 19, no fim do Império e nos primeiros anos da República.

Continua após publicidade

As comidas de quintal são as comidas de que fala o tempo todo Helena em seu diário. O pai, garimpeiro, tinha renda incerta e a família vivia do que tinha no quintal e do que conseguia trocar ou vender na cidade. Na verdade, esse era um tempo em que a própria cidade estava mudando e os quintais eram espaços que traduziam essas mudanças urbanas. Um terreno grande o suficiente para estar dentro da cidade e ter uma pequena produção caseira de víveres, com alimentos necessários para subsistência, mas pequeno para um sítio, chácara ou fazenda. O quintal representava esse mundo híbrido, entre o rural e o urbano, de um tempo em transformação.

Continua após publicidade

Era um tempo de transformação na maneira como as pessoas adquiriam alimentos. Como Diamantina vivia uma espécie de febre de diamantes e ouro e a cidade crescia, era possível adquirir alimentos considerados luxuosos, como bacalhau, azeites, bolachas enlatadas inglesas, vinho do porto ou sorvetes em diversos armazéns e lojas locais. Mas a economia do garimpo era cruel e incerta. 

Continua após publicidade

A maioria das famílias vivia, remediadamente, da produção de alimentos que conseguia no próprio terreno da família, os quintais. De lá vinham o básico do abastecimento da casa: os feijões; as hortaliças, como a couve; e os legumes, como a abóbora. A maioria das casas possuía algumas galinhas, que garantiam ovos e carne de frango. Vários pés de fruta garantiam sobremesas fartas, que se tornaram típicas, como as goiabadas, os doces de marmelo, as geleias e os licores. Uma enorme variedade de biscoitos, bolinho, pasteis e mingaus eram feitos consumidos dentro das casas, pelas famílias, mas também revendidos na cidade. Toda uma economia informal girava em torno dessas sobras, revendas e trocas do que era produzido com os víveres do quintal.

<div id='div-gpt-ad-1713271774671-0' style='min-width: 350px; min-height: 86px;'> <script> googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1713271774671-0'); }); </script> </div>

Helena lembra da importância do fubá, como uma das comidas “matadoras de fome”: “Eu acho que a pior invenção da vida é mingau de fubá. Não compreendo para que ele serve. Se a gente está com fome, toma mingau e a fome aperta mais. Se não está com fome, bebe mingau e a fome abre. Há tanta coisa boa para se fazer com fubá: cuscuz, broas, sonhos, bolos, e ninguém quer sair do mingau de fubá”.

Nos dias de aperto, o improviso era regra e dava-se um jeito de alimentar as muitas bocas da família. “Na chácara”, recorda-se Helena, “se faz muita couve no almoço e no jantar, porque tem muita gente de cozinha. Generosa, então, inventou, da cabeça dela, cozinhar os talos de couve com as peles do toicinho e faz um guisado de que nós também gostamos muito”.

As comidas dos quintais se relacionam com outra prática muito comum nas cidades brasileiras até meados do século 20: a vendas desses víveres por mulheres, escravas ou livres, em tabuleiros. Eram as quitandeiras. Presentes na maioria das cidades brasileiras do período colonial e imperial, as quitandeiras vendiam em seus tabuleiros os excedentes de uma pequena produção caseira: temperos da horta, couves, frutas diversas, um ou outro peixe pescado, feijões, abóboras, outras verduras e legumes. Mas também eram vendidos produtos feitos em casa, como bolinhos, torresmos, pão de ló, aluás, pasteis de angu, canjicas, broas e pães.

Esse comércio era uma das maneiras de abastecer as casas e, muitas vezes, em períodos de escassez ou crise econômica, a economia da cidade girava ao redor dessas vendas informais de alimentos. O Poder Público sempre tentou cercear o comércio das quitandeiras para cobrar impostos – foram inúmeras as tentativas de colocá-las em mercados ou feiras para poder cobrar taxas.

A comida de quintal, que hoje vemos em festivais, nas viagens, nos botecos e pelo interior de Minas e São Paulo, é a comida de casa, de um tempo de escassez e improviso. De uma época em que se olhava para os campos e para o quintal para ver o que pôr na mesa. Uma alimentação que o sábio professor mineiro Eduardo Freiro chamou em seu livro “Feijão, angu e couve”.  

Edição: Camila Maciel