Terra

Agricultores têm terras invadidas com ação de reintegração de posse em Itapipoca

Nesta segunda, 25, a partir das 14h, acontece ato público em defesa do Assentamento Maceió.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Batalhão da tropa de choque da PM para cumprimento da decisão judicial de reintegração de posse na comunidade de Apiques.
Batalhão da tropa de choque da PM para cumprimento da decisão judicial de reintegração de posse na comunidade de Apiques. - Fotos: Reprodução

No dia 20 de novembro, a comunidade de Apiques, localizada no Assentamento Maceió, no município de Itapipoca-CE, sofreu ação de reintegração de posse em favor de um posseiro que compareceu na comunidade acompanhado de oficial de justiça e batalhão da tropa de choque da PM para cumprimento da decisão judicial. Em resposta a essa ação, a comunidade realizará nesta segunda, 25, ato público em defesa do Assentamento Maceió. A atividade tem início às 14h com concentração na igreja da comunidade de Apiques.

Em nota, a comunidade informa que as comunidades do assentamento têm conhecimento da existência de algumas glebas de terra, que no ato da desapropriação da terra pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, não foram incluídas no decreto federal de criação do assentamento em 1985, mas afirma que “os problemas de litigio de terra existentes no assentamento e nos seus limites, são de responsabilidade do INCRA, órgão federal responsável pela Reforma Agrária no país, e que o fato ocorrido é uma afronta aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem da terra para produzir alimentos e levar comida para os lares da população brasileira”.

Edição: Monyse Ravena