Os episódios recentes que envolvem a Venezuela, colocam o Brasil no centro do possível conflito na América Latina, isto porque o presidente Jair Bolsonaro (PSL), assim como Donald Trump, nos Estados Unidos, reconheceu o governo do presidente autodeclarado Juan Guaidó, em oposição ao presidente eleito Nicolás Maduro. Para debater o que está acontecendo na Venezuela, a Frente Brasil Popular da Paraíba e o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela realizam nesta sexta (08), a partir das 15h, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um debate sobre os elementos conjunturais desta ofensiva. A Venezuela está sofrendo a mais brutal movimentação golpista que o país já viveu nos 20 anos de chavismo.
“Por isso, diante de tamanha ameaça, os trabalhadores brasileiros devem expressar sua solidariedade e apoio ao povo venezuelano, realizando um amplo movimento organizado pelas instituições da esquerda como a CUT, o MST, a Frente Brasil Popular (FBP) e os partidos, em todo o Brasil”, explica o integrante da FBP, Marcos Freitas.
Os expositores do debate serão os professores da UFPB, Marcionila Fernandes (Relações Internacionais), Jaldes Menezes (História) e Iedo Fontes, do Direito.
Nesta sexta-feira (08), por decisão conjunta dos movimentos e partidos que compõem a FBP, haverá manifestações em todo o Brasil em apoio ao povo da Venezuela contra o golpe imperialista.
Edição: Cida Alves