reta final

Haddad x Bolsonaro: Datafolha consolida tendência para o 2º turno

Levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Levantamentos indicam que Haddad e Bolsonaro devem se enfrentar no segundo turno
Levantamentos indicam que Haddad e Bolsonaro devem se enfrentar no segundo turno - Foto: montagem

O Datafolha divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial nesta sexta-feira (28). O levantamento ouviu 9 mil eleitores entre quarta-feira (26) e hoje. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Continua após publicidade

A pesquisa confirma resultados apontados na última semana por sondagens de outros institutos: Jair Bolsonaro (PSL), com 28% das intenções de voto, segue liderando a corrida eleitoral, seguido por Fernando Haddad (PT), com 22%, que segue em ascensão.

Enquanto o capitão reformado do exército manteve os mesmos 28% que registrou na última pesquisa Datafolha, divulgada em 20 de setembro, Haddad subiu seis pontos percentuais, dos 16% que tinha para os atuais 22%. Se esses dados se confirmarem nas urnas em 7 de outubro, os candidatos devem se enfrentar no segundo turno.

Ciro Gomes (PDT), com 11% das intenções de voto, é o terceiro lugar, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 10%; Marina Silva (Rede), com 5%; João Amoêdo (Novo), com 3%; Henrique Meirelles (MDB), com 2%; Alvaro Dias (Podemos), com 2%; Cabo Daciolo (Patriota), com 1%; Vera Lúcia (PSTU), com 1%; e Guilherme Boulos (PSOL), com 1%.

João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa. Branco/nulos somaram 10% entre os entrevistados, e o quesito "Não sabe/não respondeu" soma 5%.

Segundo turno

Se o segundo turno fosse disputado hoje, Haddad venceria Bolsonaro por 45% a 39% dos votos, segundo o Datafolha. O resultado acompanha os altos índicdes de rejeição sofridos pelo candidato da extrema-direita (veja abaixo). Os demais cenários investigados pelo instituto foram:

Ciro 42% x 36% Alckmin (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)

Alckmin 45% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 2%)

Ciro 48% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 12%; não sabe: 2%)

Haddad 39% x 39% Alckmin (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)

Ciro 41% x 35% Haddad (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)

Rejeição

O Instituto perguntou ainda em quais candidatos o eleitor entrevistado não votaria de jeito nenhum no primeiro turno. Bolsonaro também lidera essa lista:

Bolsonaro: 46%

Haddad: 32%

Marina: 28%

Alckmin: 24%

Ciro: 21%

Vera: 18%

Cabo Daciolo: 17%

Eymael: 17%

Boulos: 17%

Meirelles: 16%

Alvaro Dias: 15%

Amoêdo: 14%

João Goulart Filho: 14%

Rejeita todos: 4%

Votaria em qualquer um: 2%

Edição: Diego Sartorato