Representantes de movimentos populares, sindicais e de partidos políticos realizam um ato em Brasília (DF), nesta quarta-feira (15), para defender o direito ao registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em São Paulo, a Frente Brasil Popular organiza um ato em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir das 17h. A mobilização em São Paulo ocorrerá simultaneamente a de outras capitais brasileiras no último dia de registro de candidaturas para as eleições deste ano.
Em entrevista a Rádio Brasil de Fato, o secretário da Frente Brasil Popular de São Paulo, Guilherme Frôdu, explica que o ato na capital paulista é para contemplar os apoiadores do ex-presidente que não puderam ir a Brasília. “A manifestação é contra todos os retrocessos promovidos pelo governo de Michel Temer. Nós entendemos que a candidatura de Lula é fundamental, porque é a candidatura que o povo escolheu”, afirma, lembrando que o petista é apontado como favorito nas eleições.
Manifestação em Brasília
Em Brasília, o ato de registro da candidatura de Lula está previsto para as 14h, no Estádio Mané Garrincha. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 30 mil pessoas.
A mobilização conta com a participação de cerca de cinco mil militantes de movimentos populares que marcharam mais de 50 km para chegar em Brasília.
Organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Via Campesina, a Marcha Nacional Lula Livre iniciou dia 10 de agosto, em três grupos que saíram de Formosa (GO), Luziânia (GO) e Engenho das Lages (DF) para se encontrar em Brasília, no ato de registro da candidatura de Lula, nesta quarta-feira (15).
Edição: Júlia Rohden